Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


09/10 a 19/10/2018 - Exposição fotográfica “Énh Ávanh - Meu Olhar [retratos]”

A ABRAMA (Associação o Brasil é Minha Aldeia), criada pelos indígenas que vivem em contexto urbano da cidade de Blumenau, apresenta para a comunidade a exposição fotográfica “Énh Ávanh | Meu Olhar [retratos]”.
 
A mostra reúne fotografias feitas na Terra Indígena Laklãnõ no município de José Boiteux (SC) de 2013 a 2015, e na cidade de Florianópolis no ano de 2017. As fotografias são de Ítalo Mongconãnn, cineasta indígena pertencente ao Povo Xokleng/Laklãnõ e curador da mostra, que traz retratos de moradores das aldeias em dias normais, em dias de manifestações culturais e até mesmo em cargos e funções de trabalho do cotidiano fora da aldeia, nos quais buscam subsistência e também ocupar os espaços urbanos. Os retratados nessas fotografias, não são somente indígenas do povo Xokleng/Laklãnõ, mas também, indígenas de outras etnias como Parintintin (norte do Brasil), Kaingang e Guarani.
 
A exposição fotográfica busca reforçar a importância de resgatar e divulgar a luta e sobrevivência dos povos originários, além de apresentar para a sociedade não indígena conhecimentos acerca do patrimônio cultural desses povos quase dizimados e, também, reconhecer e revitalizar as memórias através das imagens. Pensando nisso, o projeto quebra barreiras impostas pelos meios de comunicação de massa quando impõe que os índios são seres viventes da mata que se alimentam da caça e da pesca, propondo fazer alguns questionamentos envolvendo políticas públicas, educação, cultura e outras formas de se pensar em um desenvolvimento para as sociedades indígenas e claro, quebrar barreiras de pré-conceitos que vem crescendo nos últimos tempos.
 
Nesse sentido, pretende-se fornecer subsídios para o ensino de História e Cultura Indígena, ampliando o conhecimento sobre os povos originários, saindo da superficialidade e estereótipos a respeito desses povos. A mostra presta uma homenagem aos verdadeiros guerreiros que resistiram às políticas e opressões de poderes gananciosos, além de se destinar em especial aos acadêmicos indígenas que estudam na universidade como forma de apoio, incentivo e para mostrar que o movimento resiste.  
 
Aberta a todo público que tenha interesse pelo temo, este projeto tem caráter inédito por trazer o olhar do indígena sobre os povos indígenas.
 
Como forma complementar sobre a questão indígena, serão exibidos os documentários “Os Povos Originários Catarinenses” (2017) e “Resistir: Vários povos, uma só luta” (2015), com direção de Ítalo Mongconãnn, mostrando o cotidiano dos povos indígenas nas aldeias e fora dela, e seus embates e lutas para cursar o ensino superior.
 
O quê?: Exposição “Énh Ávanh | Meu Olhar [retratos]”;
Quando?: 09 a 19 de outubro;
Onde?: Salão Angelim, na Biblioteca Universitária, campus 1 da Universidade Regional de Blumenau;
Abertura: Prevista para às 19h30 do dia 09 de outubro. 
 
Direção e Curadoria: Ítalo Mongconãnn
Concepção: Ítalo Mongconãn e Willian W. Bedim
Cartaz de Abertura: Willian W. Bedim
Texto de abertura: Joziléia Daniza Kaingang
Montagem: Ítalo Mongconãnn; ABRAMA
Realização: ABRAMA
Apoio: FURB e Balô Produções Artísticas

Data: 09/10 a 19/10
Horário: Seg a sex 7h30 às 21h45 Sáb 8h às 17h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Divisão de Cultura - (47) 3321-0937 - cultura@furb.br
Publicação: Cultura

Outubro/2018 (alterar)



Painel