Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


02/07/2018 - Seminário PPEGECIM: Contribuições Didáticas para o Ensino do Conceito de Limite de uma Função com uma Variável Real

Preletor: Wilson Carlos Eckl
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tânia Baier
 
Resumo
A dissertação do qual este seminário irá falar foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Considerando o fato de estudantes do Ensino Superior encontrarem dificuldades no entendimento de limite de uma função, um conceito fundamental do Cálculo Diferencial e Integral, e buscando alternativas pedagógicas surge a pergunta norteadora desta dissertação: Quais atividades didáticas podem contribuir para o ensino do conceito de limite de uma função com uma variável real? O objetivo geral desta pesquisa é identificar o entendimento que os estudantes possuem sobre a palavra limite e sugerir atividades didáticas, como produto educacional desta dissertação, para serem utilizadas como material didático no ensino de limite de uma função com uma variável real. A dissertação está organizada em três capítulos.  No primeiro capítulo, a introdução, estão apresentados a justificativa, os objetivos, os autores utilizados para redação do suporte teórico e a metodologia da pesquisa. No segundo capítulo se encontra o suporte teórico constituído por tópicos de História da Matemática enfatizando obstáculos encontrados pelos cientistas no decorrer da criação da área da Matemática hoje denominada Cálculo Diferencial e Integral; é apresentado o conceito de obstáculo da experiência primeira segundo Gáston Bachelard e, finalizando, são abordados temas relacionados com a utilização de tecnologias no mundo da educação. No terceiro capítulo são apresentados os enunciados das atividades didáticas, as considerações didáticas, os relatos e as análises da aplicação das atividades; e apresenta-se a análise quantitativa das respostas dos estudantes à um questionário aplicado para avaliar o uso do software livre GeoGebra® na realização de atividade. Nas atividades que abordam o conceito intuitivo de limite e a noção intuitiva de derivada, por meio da análise de tabelas e gráficos, são apresentados os tutoriais das atividades utilizando o software livre GeoGebra®. No terceiro capítulo também se encontra a descrição da construção de um material didático manipulável, na forma de quadro vertical, visando um melhor entendimento da definição de derivada de uma função em um ponto fixo. A pesquisa foi realizada com estudantes de um curso de Ciências Contábeis, e na dissertação está apresentada a análise das respostas dos estudantes para uma questão que remete ao entendimento primeiro da palavra limite, aferida antes e depois da aplicação das atividades didáticas.
 
Palavras-chave: Limite. Derivada. Função. Ensino. Didática.

Data: 02/07
Horário: 14h00
Local: Câmpus 1 - Sala S-307 - Mapa
Informações: secretaria PPGECIM
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação


Painel