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EVENTOS REALIZADOS


18/04/2018 - 1º Encontro para Discussão de Processos Atuais e Construção de Normatização para Gestão de Laboratórios da FURB

A Comissão de Meio Ambiente da FURB e o Sistema de Gestão Ambiental estão organizando para o próximo dia 18 de abril, mais uma atividade de formação e troca, o 1º Encontro para Discussão de Processos Atuais e Construção de Normatização para Gestão de Laboratórios da FURB.

 

Os objetivos são resgatar o histórico da implantação do protocolo ISO na FURB e seus benefícios, apresentar o modelo de gestão e regulamento de laboratórios utilizado no PPGEA (Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental) da FURB atualmente, conhecer, discutir e compartilhar normas já praticadas nos diversos laboratórios da Universidade, demonstrar e justificar a necessidade de separação e destinação correta dos resíduos perigosos no ambiente laboratorial e estabelecer demandas, metas e plano de trabalho para a Comissão de Meio Ambiente e o Sistema de Gestão Ambiental.
 
Na oportunidade serão trabalhados como conteúdos o resgate histórico da normalização na FURB, a discussão sobre normatização e gestão de laboratórios na FURB; a apresentação do caso do PPGEA como gestão de laboratórios e o detalhamento da classificação de resíduos perigosos e os cuidados para sua manipulação. A atividade segue com roda de conversa e dinâmicas para construção de propostas para futuros trabalhos a serem desenvolvidos.
 
Os condutores da atividade serão os servidores e membros da Comissão de Meio Ambiente da FURB: Ailton Cardoso, Flávia Keller Alves, Kátrin Aline Osti e o Prof. Dr. Nicolau Cardoso Neto, presidente da CMA.
 
Essa ação é uma oportunidade para otimizar os processos laboratoriais da Universidade e a participação de todos os servidores que atuam em atividades de ensino, pesquisa e extensão nos mais diversos laboratórios da FURB é fundamental. O evento é restrito a servidores da FURB (de qualquer área) e estagiários e monitores que atuam diretamente em atividades laboratoriais.
 
As inscrições de servidores devem ser realizadas através do portal do servidor em www.furb.br/formacao. Acadêmicos podem enviar e-mail para sga@furb.br com nome completo e laboratório em que atuam.

Data: 18/04
Horário: 14h às 18h
Local: Câmpus 1 - Auditório Biblioteca - Prof. Padre Orlando Maria Murphy - Mapa
Informações: sga@furb.br / 33210207
Publicação: Sistema de Gestão Ambiental - SGA/FURB

Abril/2018 (alterar)



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