Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


05/03/2018 - Universidade Aberta - Documentário "Anauê"

Anauê! do cineasta Zeca Pires, POLÊMICO E ESCLARECEDOR

“Anauê”, filme documentário de longa metragem, revê os tempos do Integralismo e Nazismo na região de Blumenau, em Santa Catarina. Com depoimentos de populares da região de Blumenau, historiadores, filósofos e sociólogos, o filme, ao tratar da história passada, visita enfaticamente o momento atual no Brasil e no mundo.  São vários depoimentos intercalados com imagens e filmes de arquivo cuja narrativa em primeira pessoa (Édio Nunes faz a voz do diretor) conduz o espectador a este polêmico tema. Fragmentos dos discursos de Getúlio Vargas e de uma entrevista de Nereu Ramos são reproduzidos nas vozes de Gringo Starr e Roberto Lacerda, respectivamente.  O material de arquivo fonográfico em “Anauê!” é riquíssimo com sonoridade da época.
 
Zeca Pires trabalhou durante anos na pesquisa deste documentário, e o projeto, há alguns anos, passou pela consultoria de Eduardo Coutinho. O cineasta considera que este documentário, sobre o Integralismo e Nazismo na Região de Blumenau, traz à luz uma discussão que não pode e não deve ficar sem provocação e considera pouco o que é encontrado na historiografia oficial.
 
Para Pires, “a exibição em Blumenau é muito especial, pois naquela região focamos nosso documentário, e para a minha pessoa e toda equipe é muito importante ver, entender e analisar a resposta do público dessa região”.
 
O filme foi realizado com a verba do prêmio Edital Cinema da Fundação Catarinense de Cultura edição 2013/2014 (prêmio de R$ 120 mil). Zeca e sua equipe viajaram às cidades do Vale do Itajaí e do Itapocu resgatando depoimentos e mapeando acervo fotográfico, fílmico e fonográfico. Portanto, o filme também se caracteriza por esta memória.
 
O documentário tem, em sua equipe, profissionais experientes como Giba Assis Brasil, que o montou junto com Jonatas Rupert; assessoria de filosofia da Dra. Maria de Lourdes Borges, e também profissionais estreantes, citando o diretor de fotografia Adenor Gouvea Filho e o animador Érico Monteiro, reunião que o cineasta considera de imensa riqueza de diálogo entre gerações.
 
Zeca Pires comenta que “As gerações atuais querem conhecer a história, e o filme é um pequeno degrau para isso”, e afirma que “Com o filme, quero estimular a discussão sobre a importância do diálogo num momento em que a intolerância cresce em todo o mundo”.

Anauê! teve o seu lançamento nacional na abertura do FAM 2017 (Florianópolis Audiovisual Mercosul), em junho, e recentemente foi escolhido para a Seleção Oficial 2017 do Cineramabc, festival de cinema que acontece em Balneário Camboriú. 

 

Duração: 107 minutos.

Após a exibição do filme haverá uma conversa com Zeca Pires (diretor); Maria Emília de Azevedo (produtora executiva); e Sueli Petry (historiadora e diretora de Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau).

 

Entrada gratuita.

Evento sujeito a capacidade de público.

Inscrições: http://bit.ly/2Gvvx6M


Data: 05/03
Horário: 18h30
Local: Câmpus 1 - Auditório Bloco J - Prof. Milton Pompeu da Costa Ribeiro - Mapa
Informações: PROPEX - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura | propex@furb.br | 47-3321-0416
Publicação: Cultura

Março/2018 (alterar)



Painel