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EVENTOS REALIZADOS


10/10/2017 - Seminário PPGECIM: Jogos didáticos como recurso de ensino para o desenvolvimento do cálculo mental

Preletora: Priscila Baumgartel
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Janaína Poffo Possamai
 
RESUMO
A dissertação “Jogos didáticos como recurso de ensino para o desenvolvimento do cálculo mental” foi desenvolvida no grupo de pesquisa em “Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática”, pertencente à linha de pesquisa “Didática das Ciências e da Matemática”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Nessa pesquisa busca-se verificar se a utilização de jogos didáticos, desenvolvidos junto a estudantes com dificuldades de aprendizagem em Matemática, auxilia no entendimento das quatro operações fundamentais com números naturais, em especial, no desenvolvimento do cálculo mental. Para tanto foram desenvolvidas e aplicadas seis atividades, em cada uma havia o jogo na versão manual e computacional e uma problematização acerca de situações que poderiam acontecer durante o jogo. A aplicação foi realizada com 17 estudantes de uma turma do Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica – PENOA, que estudam no sexto e no sétimo ano do Ensino Fundamental. Inicialmente foi realizada uma avaliação de diagnóstico e uma entrevista, como uma forma de verificar como os estudantes resolvem diferentes cálculos. Durante a execução das atividades a pesquisadora e também professora da turma, participou mediando a atividade e questionando os estudantes quanto ao processo de cálculo realizado, estimulando-os a pensar e justificar as escolhas realizadas em suas estratégias de jogo, dessa forma essa pesquisa se enquadra como uma pesquisa-ação. Como resultado dessa dissertação há um caderno com as atividades desenvolvidas, que pode ser utilizado e adaptado por professores de acordo com a sua turma. Após a análise das atividades pode-se observar que os estudantes, que inicialmente utilizavam apenas o algoritmo, passaram a utilizar de algumas técnicas de cálculo mental, sendo que o momento do jogo propiciou aos estudantes um ambiente de interação, em que aconteciam trocas de conhecimentos que foram importantes para os que tinham uma maior dificuldade, entendessem e passassem a calcular mentalmente. O jogo também se mostrou um recurso que possibilita romper com a resistência em relação a Matemática, permitindo que os estudantes sejam ativos na construção do seu próprio conhecimento.
 

Data: 10/10
Horário: 9h00
Local: Câmpus 1 - Sala I-504 - Mapa
Informações: ppgecim@furb.br
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outubro/2017 (alterar)



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