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EVENTOS REALIZADOS


03/10/2017 - Seminário PPGECIM: Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de matemática para estudantes cegos

Título: Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis no ensino de matemática para estudantes cegos.
Preletor: Ana Paula Poffo Koepsel.
Orientadora: Profa. Dra. Viviane Clotilde da Silva.
 
Data: 03/10/2017 (terça-feira).
Horário: 09h30min.
Local: Campus 1 - Sala I-504 - NEEM
Informações: ppgecim@furb.br
 
RESUMO
A presente pesquisa teve como objetivo analisar se a utilização de materiais didáticos manipuláveis pode contribuir no ensino da Matemática para estudantes cegos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, vinculada a linha de Pesquisa Didática das Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Para a coleta de dados utilizou-se questionários, entrevista semiestruturada e conversa informal com a professora colaboradora. Foi desenvolvido um questionário que foi respondido por professores de Matemática de Educação Básica de Santa Catarina sobre sua formação e prática em relação a educação matemática inclusiva. A entrevista foi realizada com a professora colaboradora. Além desta entrevista esta professora respondeu alguns questionários sobre a aplicação dos materiais desenvolvidos e foram realizadas várias conversas informais. Os materiais desenvolvidos nesta pesquisa foram aplicados junto a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de educação básica no munícipio de Blumenau/SC que tem uma estudante cega. Os materiais foram elaborados conforme os conteúdos trabalhados pela professora, que os aplicou e apresentou seu ponto de vista (assim como o da estudante) em relação a suas características, se eles auxiliavam na aprendizagem e na inclusão da estudante. Com base nestes dados e na fundamentação teórica estudada foi feita uma análise mais aprofundada dos mesmos. Com base no analisado até o momento pode-se afirmar que os materiais utilizados devem ter como informação apenas o essencial para que o estudante não confunda os dados na hora do estudo. Que os materiais utilizados auxiliaram na aprendizagem dos conteúdos estudados, pois facilitaram sua internalização por maio do tato e que, quando todos os estudantes fazem uso do mesmo durante as aulas ele estimula o estudante cego na participação e auxilia na inclusão.
 
Palavras-chave: Materiais didáticos manipuláveis. Ensino de Matemática. Inclusão.

Data: 03/10
Horário: 9h30
Local: Câmpus 1 - Sala I-504 - Mapa
Informações: PPGCIM
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outubro/2017 (alterar)



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