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EVENTOS REALIZADOS


08/05/2017 - Seminário PPGECIM: Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental

RESUMO
Este trabalho teve, por objetivo, investigar as contribuições da metodologia de Projetos Criativos Ecoformadores - PCE para o processo de alfabetização. A pesquisa foi realizada na Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, Blumenau/SC. A escola desenvolve o “Projeto Escola Sustentável” desde 2011 e vem se destacando com o título de escola criativa, conferido pela RIEC (2013) e como referencial de inovação, pela criatividade na realização de ações voltadas à sustentabilidade, apontado pelo MEC (2015). Os sujeitos da pesquisa foram vinte e cinco estudantes, em processo de alfabetização, matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e está vinculada à linha da Didática das Ciências e da Matemática - PPGECIM/ FURB/SC. O Projeto Criativo Ecoformador - PCE, cujos autores são Torre e Zwierewicz (2009) é um referencial metodológico criativo baseado na autonomia, colaboração e transformação e visa o desenvolvimento integral do ser humano. Seus fundamentos são baseados nos referenciais teóricos da complexidade, transdisciplinaridade e ecoformação. A pesquisa revela que o projeto implementado “O estudo dos bugios e seu ambiente biodiverso” desenvolveu um percurso formativo, que foi além da aquisição do código linguístico e apresentou um conhecimento aberto a inúmeras possibilidades e aprendizagens que se desenvolveram ‘entre, através e além’ dos conteúdos, ampliando o potencial integrador, criativo e transformador do ensino no início da escolaridade dos estudantes do 1º ano. Diferencial marcante, na prática de ensino do processo de alfabetização, que fomentou a relação dialógica apresentada por saberes, conhecimentos, contextos, possibilitando aos estudantes desenvolverem uma visão ampla e flexível a novos conhecimentos em uma proposta transdisciplinar e ecoformadora. Os resultados apontam ainda que o projeto possibilitou a superação da fragmentação e descontextualização do ensino no processo de alfabetização, ao articular a realidade ambiental do entorno e os conteúdos curriculares fomentou a sensibilização da consciência em relação à biodiversidade da região e possibilitou o desenvolvimento de valores sustentáveis mobilizando a capacidade de intervenção e transformação individuais e coletivas. Além disso, a construção de um conhecimento contextualizado e com funcionalidade para a vida, no processo de alfabetização, gerou o empoderamento dos estudantes que perceberam o impacto e a importância de suas mobilizações na conscientização das pessoas, proporcionando a valorização da cultura escrita e a sua aquisição em um projeto marcado pela autoria e protagonismo dos estudantes. O conhecimento construído e as ações desenvolvidas foram polinizadas para a comunidade escolar em várias oportunidades. Com o objetivo de divulgar e auxiliar a fundamentar projetos na alfabetização, com a metodologia do PCE, desenvolvemos como produto educacional desta dissertação um Blog, visando contribuir com práticas de ensino mais integradoras que se propõe a construir conhecimentos e valores conectados com a vida em um diálogo constante com a formação do ser.
 
Palavras-chave: Alfabetização. Projeto Criativo Ecoformador. Ecoformação. Transdisciplinaridade.

Data: 08/05
Horário: 10h
Local: Câmpus 1 - Sala I-205 - Mapa
Informações: ppgecim@furb.br - (47) 3321-0637
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Maio/2017 (alterar)



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