Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


24/10 a 30/10/2016 - Aldeia Palco Giratório em Blumenau

De 24 a 30 de outubro, o Sesc instala a Aldeia Palco Giratório em Blumenau, com uma ampla programação cultural gratuita. Realizadas em mais de 40 cidades em todo o país, as aldeias são mostras locais de arte e cultura visitadas por espetáculos que compõem a circulação nacional do Palco Giratório - Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, projeto consolidado no cenário cultural brasileiro.
 
O evento traz apresentações de teatro, literatura, cinema e oficina. O objetivo é promover e incentivar as manifestações artísticas das regiões e fazer um intercâmbio entre artistas e cultura, fomentando a troca de experiências.
 
A abertura será no dia 24/10 (segunda-feira), às 19h30, na FURB (Sala S113), com o espetáculo “Mariana e a benzedeira da ilha”. A montagem teatral da Cia Sandra Baron é inspirada no universo bruxólico dos contos populares litorâneos de Santa Catarina de origem açoriana, e mergulha no tema das Bruxas e Benzedeiras.
 
Da circulação nacional do Palco Giratório, Blumenau recebe dois espetáculos. No dia 28/10 (sexta-feira), às 20h, será apresentada no Teatro Carlos Gomes, a peça “OraMortem”, com In-Próprio Coletivo (MT). A peça é baseada nos delírios de uma senhora mineira de 90 anos que, logo após a viuvez, passou a viver uma inusitada relação com suas memórias, como se só tivesse a percepção de sua vida enquanto jovem. No dia 30/10 (domingo), às 20h, na Sala nobre Teatro Carlos Gomes, a Cia Stravagança (RS) encena "Pequenas Violências - Silenciosas e Cotidianas". O mote da peça parte de um fato corriqueiro e aparentemente sem maior gravidade: um atropelamento no qual não há vitimas fatais. A partir do olhar de diferentes testemunhas desse acidente a trama evolui como um quebra cabeça e acaba revelando que, por trás desse acontecimento ‘banal’ - algo mais terrível está para ocorrer. Realizada inteiramente com a luz de lanternas manipuladas pelos próprios atores, a montagem recebeu prêmios de encenação, dramaturgia e atuação.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA

24/10 – SEGUNDA-FEIRA

19h30, na FURB Sala S113: Abertura Aldeia com o Espetáculo “Mariana e a benzedeira da ilha”, da Cia Sandra Baron
Sinopse: A montagem teatral da Cia Sandra Baron é inspirada no universo bruxólico dos contos populares litorâneos de Santa Catarina de origem açoriana, e mergulha no tema das Bruxas e Benzedeiras. A concepção foi realizada a partir da riqueza de elementos culturais da região litorânea de Santa Catarina, em especial no Ponto de Cultura Engenho do Sertão.
Classificação: 14 anos
Entrada: gratuita
Ingressos Limitados, disponibilizados 1h antes, no local.
 
25/10 – TERÇA-FEIRA 

10h e 14h, na E.B.M Alice Thiele: Hora do Conto na escola – “Uma história em par”, com  Sinos Cia de Teatro (Blumenau/SC)
Sinopse: Francisca Ciroulas e Eunice Laquê são duas senhoras de idade, contadoras de história, antigas amigas e rivais. As duas são convidadas para contar a mesma história, no mesmo local e horário. Por algum erro da produção do evento, que deveria ter chamado apenas uma delas. Uma não contava com a presença da outra e, apesar da amizade, as duas são concorrentes e estavam preparadas para contar a historia individualmente. Dentro dessa grande confusão, as duas parecem não ter outra escolha a não ser dividir a atenção das crianças por um bem maior. Assim, essas velhinhas divertidas e engraçadas precisarão compreender suas diferenças e contar juntas a história do Sol e da chuva. Juntando elementos poéticos e musicais, as duas amigas começam a resgatar os valores de uma verdadeira amizade e a importância do perdão.
Classificação: a partir de 5 anos
Ingresso sob agendamento pelo e-mail: desiree.6941@sesc-sc.com.br
 
15h, no Senac: Hora do Conto – “Mil horas contando histórias”, com Cristina Lopes (Florianópolis/SC)
Endereço: Av. Brasil, 610 - Ponta Aguda.
Classificação indicativa: 3 a 6 anos.
Entrada gratuita. Ingressos limitados, 1h antes.
 
26/10 – QUARTA-FEIRA

10h e 14h, no Senac: Hora do Conto – “Como nasceu a alegria”, com Cia Carona (Blumenau/SC)
Sinopse: A terra era um jardim maravilhoso. Flores havia aos milhares. Todas igualmente lindas, vaidosas e infelizes. No meio de tanta beleza infeliz, uma florinha corta, acidentalmente, uma de suas pétalas ao nascer. A florinha não liga pra isso e vive feliz com sua pétala partida. Até notar que as outras flores a olham com olhos espantados. E percebe, então, que é diferente.
De forma encantadora, o autor nos mostra que o olhar preconceituoso sobre a diferença alheia gera, invariavelmente, muita tristeza. Mas, com carinho, sensibilidade e respeito é possível reverter esta situação, fazendo nascer a alegria.
Classificação: a partir de 5 anos
Ingressos 1h antes, no local.
Entrada: gratuita
 
12h30 e 19h, na Biblioteca FURB - Sala de cinema e vídeo /Campus 1: CineSesc “Hoje”
Sinopse: Ex-militante política recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido durante a ditadura militar brasileira, e pode comprar o tão sonhado apartamento. No momento da mudança para o novo lar, porém, seu marido volta. Este encontro a obriga a rever toda sua trajetória.
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos
Ingressos 1 h antes, no local.
 
28/10 – SEXTA-FEIRA
 
20h, no Teatro Carlos Gomes: Espetáculo Palco Giratório “OraMortem”, com In-Próprio Coletivo (Cuiabá/MT)
Sinopse: OraMortem é um momento inesperado, um delírio disparado no encontro da Velha com o Menino. Dois personagens se fragmentam em reflexos e projeções para expor aquilo que não cabe, que escapa das clausuras do espaço-tempo. A proximidade da morte como sintoma de vida. O corpo dela transborda e o espaço inundado está na iminência de derramar.
Categoria: Teatro Adulto
Classificação: 12 anos
Duração: 40 minutos
 
29/10 – SÁBADO      

9h: Oficina “Corpo e Luz: Experimentações de Grafias no espaço”
Sinopse: Partimos do pressuposto que um corpo é primeiramente encontro com outros corpos e capacidade de afetar e ser afetado. Nesta oficina, o corpo, a luz e o espaço serão experimentados numa mesma zona de compartilhamento. Defendemos que as fronteiras entre corpo e luz sejam borradas, num exercício concomitante de retroalimentação, descartando Oficina qualquer centro hierárquico entre as duas linguagens. A proposta é investigar as imagens, grafias no espaço e cenas que surgem a partir dos atravessamentos que a relação entre corpo e luz pode disparar. Para tanto, é necessário que cada participante traga objetos que produzam algum tipo de luminosidade que serão utilizados nos exercícios de criação. A atitude de comprometimento, abertura e disponibilidade é requisito indispensável para a constituição dessa experiência.
Carga horária: 8h/a
Classificação: 16 anos
Ministrantes/ Daniela Leite e Karina Figueiredo do In-prório coletivo-Cuiabá MT
Investimento: R$ 20,00 usuários R$ 10,00 comerciários
Inscrições na Central Relacionamento com Clientes Sesc, Rua Amadeu da luz, 165, Centro.
Telefone (47) 3322.5261
 
20h, na sala S113 FURB: Espetáculo “Das águas”, com Cia Carona de Teatro (Blumenau/SC)
Sinopse: Diluídas na chuva que cai incessantemente, personagens e histórias passeiam como se fizessem parte da paisagem. Lembranças caem como a garoa, para logo serem esquecidas. Aqui, é só a chuva que existe. Todo o resto são objetos.
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita
Ingressos 1h antes, no local.
 
30/10 – DOMINGO
 
20h, na Sala nobre Teatro Carlos Gomes: Espetáculo do Palco Giratório  "Pequenas Violências - Silenciosas e Cotidianas", com Cia Stravaganza (Porto Alegre / RS)
Sinopse: O mote da peça parte de um fato corriqueiro e aparentemente sem maior gravidade: um atropelamento no qual não há vitimas fatais. A partir do olhar de diferentes testemunhas desse acidente a trama evolui como um quebra cabeça e acaba revelando que, por trás desse acontecimento ‘banal’ - algo mais terrível está para ocorrer. A peça traz uma encenação inovadora, realizada inteiramente com a luz de lanternas manipuladas pelos próprios atores. O texto foi vencedor do Prêmio de Dramaturgia Ivo Bender (2011) da Prefeitura de Porto Alegre e do Instituto Goethe. A montagem recebeu o Prêmio Açorianos (SMC-PoA) de Melhor Dramaturgia.
Classificação: 14 anos
Ingressos 1h antes, no local. Limitados.
 
PROGRAMAÇÃO PERMANENTE:
 
Mostra Literária Drummond
Sinopse: a Mostra reúne 10 banners com textos de Carlos Drummond de Andrade, um dos principais poetas da segunda metade do modernismo brasileiro.
Data: de 24 a 30 de outubro.
Local: Sesc Centro. Rua Amadeu da Luz, 165.
Horário: das 8h às 22h de segunda à sexta.
Sábado das 9h às 12h
Entrada gratuita.
 
Mostra Literária Millôr
Data: de 24 a 30 de outubro
Local: Biblioteca SENAC.
Endereço: Av. Brasil, 610 - Ponta Aguda. CEP: 89050-000
Horário: Segunda a sexta, das 7h30 às 22h; Sábado das 8h às 12h.
Entrada gratuita
 
PROGRAMAÇÃO PARALELA:
Semana do Livro e da Biblioteca
Local: Biblioteca Sesc Blumenau. Rua Amadeu da Luz, 165
 
24/10 - Contação de histórias de terror
Horário: às 10h e às 14h.
 
25/10 - CineSesc horror na biblioteca
Horário: 10h e às 14h.
Entrada gratuita.
 
Filmes:
O Segredo da família Urso
1970, ditadura militar brasileira. Geórgia, uma menina de 8 anos, é proibida de entrar no porão de sua casa, onde costumava brincar. Longe dos olhos dos pais e da velha babá, Geórgia encontra a porta destrancada: há alguém lá dentro.
Classificação: 14 anos
 
A Fábrica:
A Fábrica é um curta-metragem brasileiro produzido em 2011. No gênero drama, o filme, produzido em 35 milimetros, é escrito e dirigido por Aly Muritiba.
Classificação: 14 anos
 
26/10 - Contação de histórias de terror
Horário: 10h e às 14h.
Entrada gratuita
 
 
 
 
 
Fonte: Assessoria de imprensa - Sesc/SC - Departamento Regional

Data: 24/10 a 30/10
Local: A - Mapa
Informações: imprensa@sesc-sc.com.br | (48) 3251-4894 |(48) 3251-4893|(48) 9922-8526
Publicação: Cultura

Outubro/2016 (alterar)



Painel