Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


13/07/2016 - Universidade Aberta - A arte da docência e a docência da arte

Não há uma receita universal para o exercício da docência. Cada realidade necessita de uma ação pensante, dinâmica e sensível - artesanal. Mas como desenvolver uma arte da docência num cenário de escala e reprodutibilidade? Por que ensinamos o que ensinamos? Por que ensinamos da forma que ensinamos? Pensar em potentes práticas educativas requer, necessariamente, rediscutir os conteúdos, os sentidos, as posições de poder e a violência simbólica por trás de toda a ação pedagógica. 


Eduardo Alessandro Kawamura

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorando dos programas de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, desenvolve projetos de enfrentamento à violência nas escolas públicas paulistas pelo redimensionamento e ressignificação da docência e da didática em diálogo com as formas de produção cultural (hegemônicas e subversivas). Membro fundador da "Rede de Formação Artística - Plateia".


André Carreira

 
Graduado Licenciatura em Educação Artística (artes plásticas) pela Universidade de Brasília (1984) e doutor em Doutorado em Teatro pela Universidad de Buenos Aires (1994). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado - Doutorado). Pós-Doutorado - New York University, NYU, Estados Unidos. Coordenador Nacional do PROF-ARTES


Mediador: Fernando Villar
Autor, encenador, diretor e professor. Graduação em Licenciatura Educação Artistica - Artes Plásticas na Universidade de Brasília (1983), pós-graduação em Direção no Drama Studio London (1991) e Ph.D em Teatro no Queen Mary College da University of London (2001). Professor do Departamento de Artes Cênicas da UnB desde outubro de 1991 e do Mestrado e Doutorado em Arte Contemporânea do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UnB de 2002 a 2010, atualmente no Mestrado em Artes Cênicas da UnB, criado em 2014.  Pesquisa interpretação e encenação, teatro performance, teatro brasiliense, interdisciplinaridades e indisciplinaridades artísticas contemporâneas e William Shakespeare,- prática e teoricamente.

Local 29º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau
           Teatro Carlos Gomes - Salão de Festas

Data: 13/07
Horário: 17h30 às 19h45
Local: - Mapa
Informações: Divisão de Cultura FURB Campus I - Sala L-107 (47) 3321.0937 / 3321.0399 cultura@furb.br | facebook.com/CulturaFURB
Publicação: Cultura


Painel