Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


22/03 a 09/04/2016 - Exposição Recre Recri Ação

Recriar, reciclar, reutilizar, reaproveitar, reconstruir, reaprender, relembrar, Recrear, rebrincar, reviver, resgatar, reeducar a criança e a si próprio, estabelecer uma relação entre educação ambiental e educação infantil. Essa exposição propõe a interligação da importância, da preservação do meio ambiente e das  brincadeiras infantis, instigando uma reflexão sobre a vida, o homem e o planeta.
 
Recre Recri Ação traz obras que vão muito além da reciclagem. É um resgate de brinquedos e brincadeiras infantis antigas que tem valores culturais inestimáveis, algumas delas, entre outras, como a peteca, a amarelinha, a ciranda, tem lugar garantido no folclore.

 

Brincar é um momento sagrado. Além de ser o exercício físico mais completo de todos, é através das brincadeiras que agregamos valores e virtudes a nossa vida, esse aprendizado prepara a criança para o futuro ampliando seus conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que esta ao seu redor.
 
A artista utiliza para produzir suas obras, sacolas plásticas, arame, madeira e resina, com acabamento em pátina, cera e tinta acrílica, que deixam as peças em tons de bronze e ou cobre azinhavrado.
 
A mostra reúne cerca de trinta esculturas sustentáveis em variadas dimensões, com reaproveitamento de  materiais de descarte, como arame de sombrinha e madeira, além da reutilização e transformação de peças já  utilizadas em outras exposições, tendo como tema  brinquedos e brincadeiras infantis, construídas a partir de pesquisas de materiais e das memórias de uma infância em harmonia com a natureza.  
 
As obras instigantes ao toque (algumas interativas), compostas de formas humanas, brinquedos e brincadeiras infantis, retratam cenas vividas e revividas, revelam as alegrias, remetem ao tempo de criança, resgata as memórias, os valores, a harmonia entre homens e natureza, provcando questionamentos sobre hábitos e costumes.
 
B Bonih quer conscientizar sobre o uso desenfreado do plástico e a importância das brincadeiras infantis e incentivar novas ideias de transformação, no cotidiano, na cultura e na educação para atitudes ecologicamente corretas. E ainda oferece ao público uma exposição com algumas peças interativas onde os visitantes, portadores ou não de necessidades especiais, poderão manipular e produzir movimentos nas obras.
 
Currículo
 
B. Bonih é natural de Blumenau/SC, em 12/10. Possui Habilitação Profissional Plena de Administração. Iniciou suas atividades artísticas em 1981 e segue fazendo pesquisas com materiais alternativos.
 
Participou de diversos seminários, cursos e oficinas de artes, entre eles:- Análise de Obras de Arte, com Elton Silveira; - História da Arte, com Rosângela Cherem e Ligia de Oliveira Cznat; - Oficina de Monoprenssado, com Steve A. Pince da Virgínia/EUA; - Oficina de Arte Contemporânea e Hibridismo;- Curadoria um desafio para contemporaneidade, com Charles Narloch; - Workshop de arte contemporânea e manifestações hibridas com Arlena Marmo no MAB - Oficinas de Integrações Plásticas na FCC; - Seminário Reflexões: Curadoria e Critica = Curadoria Critica e Exposições de Arte, com Lisbeth Ruth R Gonçalves, Josué Mattos e Sandra Ramalho ;-  Curadoria Aspecto Critico e Ético com Péricles Prade, Carlos Soulié do Amaral e Maria Amélia de Bulhões; -  Procura-se Curador com Celso Fioravante, Elvira Vernaschi e Fernando Lindote, em Florianópolis S/C, realizado e promovido pela AAMASC. Associação Amigos do Museu de Santa Catarina; - Arte Contemporânea Produção e Curadoria; A curadoria e o papel da critica na contemporaneidade, com Agnaldo Farias, no Instituto Luiz Henrique Schwanke Na Univille. SC; - Experiência em Integrações Artísticas promovido pela diretoria de Difusão Artística da FCC; - Oficina - Laboratório de escrita e escuta com Raquel Stolf, promovido pelo MAB.
 
Atuou em várias curadorias e montagens de exposições de arte em diversos espaços culturais, entre eles: Espaço Cultural Manoel da Luz Rampelote- Câmara municipal de Blumenau; Espaço Cultural do IBDI – Instituto Brasileiro Design; Fundação Cultural de Blumenau e no MAB -Museu de Arte de Blumenau, fazendo parte da equipe de montagem da 10ª e 11ª Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais- Salão Elke Hering em 2012 e 2014.  Ministrou curso de artes plásticas: Central Kraft, Casarão das oficinas, FCB  e em seu próprio ateliê durante oito anos; Em 2012 ministrou oficina de esculturas com materiais alternativos e palestras com alunos e professores sobre arte e preservação do meio ambiente, na sexta primavera dos museus, coordenado pelo IBRAM, no museu de arte de Blumenau. 2013 Participa do projeto weihnachtsdorf (vila de natal) ministrando duas oficinas de presépios sustentáveis para alunos da EBM Almirante Tamandaré, promovido pelo Parque Vila Germânica em parceria com a SEMED e CDL de Blumenau.
 Participou de 100 exposições coletivas, 14 individuais, cinco leilões e três salões, entre eles: recebeu premiação de 2º lugar em escultura no 3º salão Internacional de Artes Visuais SINAP/AIAP – SP e Troféu no 1º festival Fritz Muller – Reciclarte. Participou de projetos como: A Tridimensional mini-cidade Europeia; A Cultura abraça o Meio Ambiente; Arte por detrás dos morros; Integrarte- Mosaico de Arte; Arte Vida Verde; Cow Parade de SC (Cow Fashion), patrocinada pela Hering, Blumenau; Mentes criativas Ovos Curiosos promovido pelo Parque Vila Germânica em parceria com a FCB e MAB.
 
Está catalogada no Indicador Catarinense das Artes Plásticas, p.117; Redescobrindo o Valor da Água; - Catálogo BLUAP 20 anos;  Pretexto= Cidade,- Contemporâneo,- site Específico, -Campo Expandido,- Arte na Cidade, - Rio Eu Rio;- Aldeia: Memórias e identidades mostra SESC de Arte contemporânea;- Livro Paixão na ponta dos dedos ( coleção Toda Arte) de Cristina Marquez;- Revista Casa Cor Santa Catarina, ano 2013, Ateliê dos 100 sentidos p. 30 e 100, Arquiteta Mariana Costa Brandt. Possui 121 obras em acervos particulares e museus no Brasil e exterior.
 
Conselheira do MAB Museu de Arte de Blumenau, 2010 a 2014; Membro do Conselho Municipal de Políticas culturais de Blumenau, 2011 a 2013; associada à BLUAP desde 2000, fazendo parte da diretoria até 2011. Seus trabalhos artísticos, tanto na pintura, na escultura ou em quaisquer manifestações artísticas, são frutos de constantes pesquisas com materiais alternativos tipo descartes, visando através da educação, incentivar a consciência ecológica, para um planeta autossustentável.

Data: 22/03 a 09/04
Horário: Seg a Sex 7h às 22h e Sab 8h às 17h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: B. Bonih - (47) 3324-0703 - bonih.b@hotmail.com
Publicação: Cultura

Março/2016 (alterar)



Painel