Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


13/10 a 07/11/2015 - Exposição Processo de Despedida

A fotografia pode ser pensada como um processo dialógico entre fotógrafo e modelo, onde ambos são capazes de construir e ser construídos pelo processo fotográfico: a imagem, então, torna-se auxiliar, mesmo que seja o espaço onde a construção é demonstrada, tornada aparente. Neste processo, a imagem fotográfica já não é relação entre pares (observador e observado), mas conteúdo polissêmico: o resultado fotográfico é preenchido pelas biografias dos artistas e, na ausência destas, para significar, é preenchido pela biografia do próprio espectador.
 
Como pessoas que se despedem, os artistas decidiram registrar os últimos momentos de uma relação de múltiplas faces, onde o companheirismo que surge do cotidiano e, assim, a amizade e o amor transfiguram-se e confundem-se à procura de uma posteridade impossível, porque efêmera.
A partir do início de um fim premeditado, optaram por realizar a tomada das imagens, que são demonstrações de uma relação e das vivências cotidianas que a permeiam, como acordar juntos, tomar banho ou passear em um dia de sol. A cotidianidade, porém, é representada não como demonstração da monotonia, da repetição, mas como reunião das sutilezas vivenciadas.
 
As imagens não são dispostas a esmo, mas pretendem realizar uma exposição cronológica — não dizendo respeito ao momento em que as fotografias foram tiradas —, mas sua ordenação se dá para demonstrar os sentimentos vivenciados durante o processo fotográfico. Assim, busca-se contar uma história ao espectador. O entendimento vem da observação das fotografias e da suposição do que não pode ser visto, porque não pode ser fotografado.
Assim sendo, a imersão do espectador no universo dialógico dos dois artistas se dá no ambiente de exposição que permeia uma vida a dois que vê sua extinção logo à frente.
 
Tratando-se o diálogo – que resulta em imagem – o contrário lógico da observação do voyeur, nos desnudamos um ao outro e nos expusemos para completar este processo de despedida.
 
Na noite de abertura, apresentação especial de Rafael B. Nones - Voz e Violão.
A exposição fica aberta ao público até dia 07 de Novembro de 2015.
 
Curadoria: Andréia Peres Meow by Miu

Data: 13/10 a 07/11
Horário: Segunda a sexta - 7h30 às 22h | Sábado - 8h às 17h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Divisão de Cultura - cultura@furb.br - (47) 3321.0937
Publicação: Divisão de Tecnologia da Informação

Outubro/2015 (alterar)



Painel