Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


10/03 a 03/04/2015 - Exposição 8/80 Pixels

O momento da descoberta para o artista, assim como é também para o cientista a cristalização de uma euforia única, que precisa ser lapidada durante o processo de pesquisa criadora até seu resultado artístico final.
 
8/80 Pixels de aLexandre Venera teve esse momento muito bem conservado quando aLe encontrou sua “matéria prima” ao olhar acidentalmente as fotos de 16 em 8 bits de um antigo trabalho (150 janelas  ~ 2001). Na tentativa de recuperar as imagens danificadas de seu HD, descobriu nas fotos, milhares de multi-coloridos mini quadrados, agrupados em 64 quadros (como tabuleiros de xadrez). A partir desse momento, a perda de arte provida de um erro gráfico, deu lugar a uma fértil produção onde o artista amplia sua pesquisa, desenvolvendo, desde variações mais figurativas a partir do que ele chama de “DNAs de Pixel Puro”, até elaborados algoritmos para programação em Java e HTML.
 
“Nada muda mais que o passado” (ditado romano) assim eu vejo 8/80 Pixels, uma obra em constante transformação. Quando tomei conhecimento desse trabalho em 2003 num site gratuito da hpg, o resultado era apresentado como NET ART numa versão bastante incomum, repleta de variações visuais sobre o mesmo objeto. Ali já sinalizava uma obra precursora ao elevar a menor parte que forma uma imagem digital (PIXEL), sinônimo de baixa qualidade, a status de obra de arte. Não tardou a ter seu reconhecimento internacional na WEB, quando, em 2004 passou a integrar o acervo do MOMA através da rhizome.org.
 
Depois de mais de uma década desse momento de descoberta, esse inquietante trabalho continua evoluindo, acompanhando as tendências contemporâneas.
 
Hoje a obra é exibida como captura de tela (fine arte, print screen) destacando da imagem em movimento um exato momento de contemplação. O artista volta a origem da obra criando “novas fotografias”, sem deixar de mostrar também a força do movimento, onde o ritmo linear e pulsante é por vezes distorcido e o quadriculado da matriz, dá lugar a suaves curvas serrilhadas, produzindo oscilações plásticas fascinantes.

Data: 10/03 a 03/04
Horário: Abertura 20h - Visitação 7h30 às 22h de seg a sex
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Divisão de Cultura - cultura@furb.br - (47) 3321.0937
Publicação: Cultura


Painel