Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


07/03/2014 - Bate-papo Repórteres fotográficos do SANTA

Fotojornalistas do Santa conversam sobre fotografia
 
Integrando a programação d"O Mês da Fotografia, no dia 7 de março, sexta-feira, os fotorrepórteres do Jornal de Santa Catarina, Jandyr Nascimento e Lucas Amorelli, vão estar, às 19h, no Auditório do bloco J da FURB, para uma palestra sobre os louros e dificuldades da profissão. 

Sob a forma de bate-papo, o encontro trará temas como inspiração, o dia-a-dia de um fotógrafo, ética jornalística e os bastidores da notícia, pelos olhos de representantes de duas gerações.

Jandyr Nascimento, mais de 30 anos de profissão (e de Santa), fotografou as enchentes de 1983 e 1984, trabalho de cobertura que rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo à equipe do Jornal de Santa Catarina, é testemunha e personagem de grande parte da história do fotojornalismo em nossa região.

Lucas Amorelli, 30 anos, é natural de Guaratinguetá (SP). Fotógrafo há 10 anos é mergulhador e tem curso de Biodiversidade de Ambientes Marinhos pela Universidade de São Paulo (USP). Viajou pela Patagônia argentina e chilena, viveu na cidade argentina de San Carlos de Bariloche, onde aperfeiçoou os conhecimentos. O know-how integra trabalhos como freelancer para a National Geographic Brasil, com publicações na edição americana da revista. Amorelli ainda teve trabalho documental exposto na Rio +20. Atualmente é repórter fotográfico do Santa/Grupo RBS e autor do blog www.clicrbs.com.br/janela/

A conversa é gratuita e aberta ao público.

O que é fotojornalismo?

É um gênero jornalístico que busca dar um testemunho e ser acessível às pessoas dos  mais variados níveis sociais. De acordo com o teórico Jorge Pedro Sousa, a fotografia jornalística mostra, revela, expõe, denuncia e opina; dá informações e ajuda a credibilizar a informação textual. Pode ser utilizada em vários suportes comunicacionais, desde veículos jornalísticos impressos a exposições e boletins de imprensa.
 
Diferente dos outros formatos de fotografia, o resultado do fotojornalismo é sempre instantâneo, pois trabalha com os fatos diários os quais não podem ser planejados. Segundo o fotojornalista austríaco, pioneiro das fotos coloridas, a câmera “não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!”
 
Confira a progrmação completa d'O Mês da Fotografia aqui.
 
 

Data: 07/03
Horário: 19h
Local: Câmpus 1 - Sala J-102 - Mapa
Informações: Divisão de Cultura FURB: (47) 3321 0399
Publicação: Divisão de Cultura

Março/2014 (alterar)



Painel