Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


17/12/2013 - Concerto da Orquestra da FURB - A Magia de Natal - 2013

ORQUESTRA DA FURB
Coordenador: Roberto Rossba
Regência: Luiz Lenzi e Roberto Rossbach
 
A Orquestra da FURB participará novamente do evento "A Magia de Natal" e está preparando um repertório especialmente para esta ocasião. Quem visitar o palco cultural do Biergarten na Vila Germânica no dia 17 de dezembro, às 20h30, poderá conferir um repertório de diversos estilos e períodos da história da música, característica do grupo. Dentre as obras também serão apresentadas melodias tradicionais de natal como a melodia White Christmas (Natal Branco),do compositor americano Irving Berlin e que se popularizou como tema natalino; a antiga melodia folclórica alemã O Tannenbaum (O Pinheiro de Natal), com texto natalino escrito em 1824 por Ernst Anschütz; além do tradicional Noite Feliz, de Franz Gruber e Joseph Mohr.
 
Local: Palco Cultural do Biergarten – Parque Vila Germânica
 
Programação completa aqui.
 
Programa:
 
1. Giuseppe VERDI (1813 – 1901)
Ópera Aída (1871) – Grande Marcha
Arranjo: David Stone
 
2. Niccolò Antonio PÓRPORA (1686 – 1768)
Il Germanico – Sinfonia
 
3. Henry PURCELL (1659-1695)
Abdelazer, or The Moor’s Revenge – Suíte para Cordas Z. 570 (1695)
1. Ouverture – 2. Rondeau – 3. Air I – 4. Air II – 5. Minuet – 6. Air III – 7. Jig – 8. Hornpipe – 9. Air IV
Orquestra de Cordas da FURB
 
4. Peter Ilyich TCHAIKOVSKY (1840 – 1893)
Capriccio Italiano
Arranjo: Richard Meyer
 
5. TRADICIONAL
Amazing Grace
 
6. TRADICIONAL NATALINA
Happy Holidays/White Christmas
Orquestra de Cordas da FURB
 
7. CHRISTMAS CAROLS
Deck the Halls – Greensleeves – We Wish You a Merry Christmas
Trio de Sopros
Arranjo: Luiz Lenzi
 
8. Luiz LENZI (arj.)
Suíte Natalina
Surgem Anjos – Est ist ein Ros'entsprungen – Kling, Glöckchen, Kling – Rejubila – Little Drummer Boy
 
9. Charles WOODHOUSE (1879 – 1939)
Processional March
 
10. TRADICIONAL Alemã (c. XVI)
O Tannenbaum (Pinheiro de Natal)
Texto de 1824, escrito por Ernst Anschütz (1780-1861). Antiga melodia folclórica alemã.
 
11. FRANZ GRUBER (1787-1863) e JOSEPH MOHR (1792 – 1848)
Noite Feliz
 
Duração aproximada: 50 minutos.
 
Pequeno histórico da Orquestra da FURB:
 
A Orquestra da FURB, criada em 1999, pelo maestro Frank Graf, desenvolve atividades no campo da formação, extensão e cultura, com ensaios semanais e concertos para toda a comunidade de Blumenau e região. Constituída por acadêmicos, músicos profissionais e voluntários da comunidade, tem como objetivos: contribuir para a formação sociocultural de seus integrantes e comunidade em geral; oportunizar aos acadêmicos a vivência da prática musical; e participar de eventos promovidos pela universidade. Sendo uma orquestra inserida no contexto educacional, contribui para o desenvolvimento cultural da sociedade e a formação intelectual de seus integrantes. A orquestra possui propostas diversificadas de repertório, desde os gêneros clássicos até populares. A regência da Orquestra da FURB está sob a responsabilidade dos maestros Roberto Rossbach e Luiz Lenzi.
 
Currículo dos maestros:
 
ROBERTO ROSSBACH iniciou seus estudos musicais em 1986, possui graduação em Música – Licenciatura (2000, FURB), especialização em Ensino da Arte, (2006, FURB) e mestrado em Música – Musicologia (2008, UDESC), sob orientação do professor Dr. Marcos Holler. Estudou órgão, piano, flauta transversal, canto e regência. Entre 1996 e 2002 participou de diversas oficinas de regência com Mara Campos (São Paulo) e Eduardo Lakschevitz (Rio de Janeiro). Entre 1994 e 2006 regeu coros ligados à sociedade de caça e tiro, igreja e universidade. Em 2004 iniciou seus estudos de cravo, participando de masterclass com Nicolau Figueiredo (França/Brasil), Rosana Lanzelotte (Rio de Janeiro), Maria Eugênia Sacco (São Paulo), Jacques Ogg (Holanda) e Nicholas Parle (Austrália/Inglaterra). Atualmente dedica-se à interpretação de música dos séculos XVII e XVIII, atuando como cravista e regente, e à pesquisa em musicologia histórica em Santa Catarina, com foco em música na imigração alemã e história do canto coral no Vale do Itajaí. É professor de música (1994), regente da Orquestra Prelúdio (2001) e musicólogo (2011) na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes; professor do quadro da FURB no Curso de Licenciatura em Música (2004) e regente titular da Orquestra da FURB (2010); e regente do coro da Paróquia Evangélica Luterana Centro – Blumenau (2011) e regente do coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis (2012).
 
LUIZ LENZI estudou trombone com Gilberto Gagliardi e Wagner Politschuk (SP), Dr. Radegundis Feitosa Nunes (Paraíba), Abel Larossa (Argentina), Jacques Mauger (França) e Rodrigo Faria (Curitiba). Estudou harmonia com Werner Arnold (Blumenau) e Marco Vinício Cunha Nogueira (Rio de Janeiro), arranjo com Roberto Gnatali, prática de MPB com Maurício Carrilho (RJ). Estudou ainda regência com Markus Amgwerd (Suíça), Osvaldo Ferreira (Portugal), Dario Sotelo, Eduardo Stella e Roberto Farias (São Paulo) e análise musical com Osvaldo Colarusso, em Curitiba. Atua também como regente da Orquestra da FURB e coordenador da FURB JAZZ BAND. É mestre em Educação pela FURB, professor de metais na Fundação Cultural de Timbó desde 2000 e regente da Banda Municipal Professor João Müller e OCMT – Orquestra de Câmara Municipal de Timbó desde 2002.
 
Componentes:
 
Violinos: Paulo A. P. Mannes (spalla); Roseli Weingartner (spalla); Adriana Paulina da Veiga; Ana Betina Plautz; Daniela Weingärtner; Ingo Padaratz; Leandro Oséas da Silva; Leonardo Cesar Farias; Marco Aurelio Silveira; Vivian Barz Werner; Matheus Pacher; Fabiano Marques da Silva, Ana Clara Mueller Meirinho. Violas: Paulo H. T. Lira (spalla); Gabriel Quinelo; Luiza Mahara Werner. Violoncelos: Nelly Péricas (spalla). Contrabaixos: Marcelo de Paula; Antonio Cesar Wantowsky. Flautas: Bruna Luciane Ramthun; Richard Ulmann. Clarinetes: Rafael L. P. Nemézio; Vanessa Fernandes; Wilians Ramos Ferreira. Saxofones: Fernanda Gebien; Carla Simas; Maiara Schmitt. Trompas: Fagner Luiz Silva; Marcelo Barth.Trompetes: Flávio Guilherme Gebien; Ezequiel Rodrigues; Roberto Weege Junior. Trombone: Osvaldo Prade Junior. Percussão: Eduardo M. Salvador.
Arquivista: Vivian Barz Werner
Regência: Luiz Lenzi e Roberto Rossbach
Coordenação: Prof. Roberto Rossbach
 
 
 
 
 

Data: 17/12
Horário: 20h30min
Informações: Coordenação do Projeto A Magia de Natal: (47) 3221-5735
Publicação: Divisão de Cultura


Painel