Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


20/09/2013 - Conferência O Parto na Perspectiva do Sujeito

Nesta palestra abordamos as questões centrais da revolução paradigmática na atenção ao nascimento que, iniciando-se com a entrada da ciência obstétrica e da intervenção médica no final do século XVII, passa a se transmutar em direção a uma visão mais integrativa do fenômeno do nascimento, na aurora do século XXI.
 
Através dos mais importantes referenciais históricos do surgimento dos movimentos de humanização do parto no mundo discorremos sobre os principais temas deste debate: o protagonismo restituído à mulher no parto, a visão interdisciplinar do nascimento e a vinculação dos postulados da humanização com a corrente renovadora da medicina do final do século XX, conhecida como "Medicina Baseada em Evidências".
 
Com linguagem clara, cientificamente estruturada e com humor analisamos os problemas graves que estamos enfrentando no plano assistencial (excesso de intervenções, objetualização de pacientes, epidemia de cesarianas, protocolos fechados de atenção ao parto, etc.) ao mesmo tempo em que apontamos caminhos para o que podemos nomear de "o melhor de dois mundos": um atendimento obstétrico centrado na pessoa, que oferece suporte afetivo, emocional, psicológico e espiritual para as gestantes, além da garantia de acesso às tecnologias médicas para aqueles casos em que existe um desvio da normalidade. Surge então a proposta de uma "obstetrícia na perspectiva do sujeito". Uma palestra para os que desejam conhecer os dilemas do parto e nascimento nas sociedades ocidentais contemporâneas.
 
Dr. Ricardo Herbert Jones 
 

 
Durante o Século XX avanços científicos e tecnológicos afetaram os aspectos da nossa vida, inclusive a maneira como nascemos. Em muitas partes do mundo, mudanças rápidas e arbitrárias na assistência ao parto e nascimento resultam frequentemente no uso excessivo da tecnologia perinatal.

Reconhecer a dinâmica do parto e a sua evolução ao longo do tempo permite compreender as alterações que têm vindo a surgir na forma como este é vivenciado.

A mudança na assistência perinatal e à família, fundamentada na Humanização do Nascimento e na Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser respeitada, divulgada, exigida, e vivenciada, proporcionando mais liberdade, responsabilidade e amor para as famílias que estão nascendo.

“A Civilização começará no dia em que o bem estar dos recém-nascidos prevalecer sobre qualquer outra consideração”. (Wilhelm Reich).
 

 
Breve Currículo - Dr. Ricardo Herbert Jones 

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1985. Residência médica no serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1986/87. Pós-graduado em Homeopatia pela Sociedade Gaúcha de homeopatia em 1994. Filiado à ReHuNa e Membro do Colegiado Nacional da ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento. Conselheiro Médico e Membro da Humpar – Associação Portuguesa pela Humanização do Parto. Médico consultor do IPU – Instituto Perinatal del Uruguay. Representante do IMBCO – (International MotherBaby Childbirth Organization – Organização Internacional da Mãe Bebê para o Nascimento) para o Brasil, e colaborador do IMBCI (Iniciativa Internacional para a MãeBebê). Representante Internacional do MBNet junto ao IMBCI. Escritor de diversos livros. 


Data: 20/09
Horário: 19h
Local: Câmpus 1 - Auditório Bloco T - Prof. Rivadávia Wollstein - Mapa
Informações: anacarolina.doula@yahoo.com.br e (47) 8872.8033
Publicação: Divisão de Cultura


Painel