Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


02/07 a 27/07/2013 - Exposição Proep 20 anos - Envelhecer com dignidade: apoio esta ideia

O Programa de Educação Permanente/PROEP da FURB, foi instituído em 1993 com o objetivo de criar um espaço educacional e social para atender a comunidade externa, um público na faixa etária de 45 anos ou mais e idosos.
 
Neste ano o PROEP está comemorando 20 ANOS de atividades de extensão e a participação de centenas de alunos em várias atividades culturais e artísticas, grupos de estudos, aulas de informática, atividades físicas e de saúde, oficinas de artesanato, congressos, seminários, encontros regionais, fóruns, viagens culturais, de integração e de lazer.
 
O programa tem contribuído para a valorização de um adulto maduro e da pessoa idosa, como participantes no contexto social e sensibilizando-os para a busca de informação, atualização e inte(g)ração na comunidade universitária, preparando-os também para o trabalho voluntário, desempenhando o seu papel por meio da prevenção da saúde mental do idoso, inclusão social, descoberta de suas habilidades e potencialidades e principalmente levando os alunos à reflexão sobre as questões biopsicossociais, psicológicas, econômicas e sociais que envolvem o envelhecimento populacional.
 
O programa, nesse tempo de existência viveu por meio dos seus alunos o significado da palavra vida. Uma maneira de viver, uma existência feliz ou triste, um ser, uma duração de tempo, onde os alunos vão se revelando e crescendo a cada semestre, pelo desenvolvimento intelectual e emocional, nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, na troca de experiências, na mudança de comportamento, ideias e concepções, pela participação na comunidade com seu trabalho voluntário e ações educacionais.
 
Cada aluno que passou pelo programa  apropriou-se de uma folha de papel em branco e começou a desenhar cada um no seu tempo e amadurecimento, mediados por seus professores, o que foi aprendido, aquilo que teve significado para si na sua subjetividade. Os alunos desenharam um novo caminho que foi construído pela afetividade, pela amizade, pelo companheirismo, por sentir-se importante e valorizado como pessoa.
 
A história do PROEP é repleta de vários eventos, exposições, apresentações, envolvimento com a comunidade e tudo isso contribui para que o aluno tivesse um envelhecer com dignidade. Por essa caminhada esta exposição traz como tema 20 ANOS  -  Envelhecer com dignidade - Apoio essa ideia .
 
O envelhecimento tem conduzido a uma mudança significativa nos papéis sociais, que precisam de uma re-significação da velhice tanto na família, como na sociedade. A pessoa idosa cada vez mais, diante da transformação demográfica, tem se conscientizado da própria posição e papel que ocupa na sociedade, recusando-se a ficar restrito em ambientes sem grande participação social, ou sem estímulos para se desenvolver, sendo lembrado apenas pelas limitações ou perdas.
 
A fim de atender a essas mudanças  o PROEP promove ao  fim de cada semestre uma exposição artística, apresentando os trabalhos desenvolvidos pelos seus alunos. Nesse 1º semestre de 2013 os alunos que estão participando da exposição foram instigados a produzirem o material partindo do tema comemorativo.
 
Participam o Curso de Fotografia que foi criado em 2001, sendo as aulas ministradas a 12 anos pelo mesmo professor, aposentado como empresário e que sempre teve como hobby a fotografia , hoje com 80 anos de idade revela a sua paixão pela fotografia e pelos alunos, Rubens Heusi.
 
Também estão presentes peças em madeira  construídas com belo acabamento para tornarem-se peças de decoração, produzidas no Curso de Marcenaria, criado em 1994, que conta hoje com duas turmas.
 
As alunas do Curso de Atualização Permanente foram desafiadas pelas professoras de Educação Artística a desenharem um auto retrato pela técnica da monotipia. Lindos desenhos surgiram, na sua subjetividade com o imaginário de si, e da sua contemplação.
 
O Coro Marita Deeke Sasse, que completa 20 anos no 2º semestre, também encantará com sua apresentação nas vozes dos seus 27 integrantes na ocasião da abertura da exposição e o Grupo de Teatro Renascer, criado 1998, estará atuando e revelando o potencial artístico de seus alunos.
 
A FURB no papel de grande incentivadora da cultura não poderia deixar de atender ao pedido da senhora Donzila Souza Camargo, no seu espaço público,  lançando o seu livro “Vida passada”. Mulher, mãe, avó, que aos 73 anos conta a sua história e trajetória por meio de contos e poemas, mostrando sua força de vontade para vencer as dificuldades e  determinação  para com a vida.
 
O desafio foi lançado a todos que participam deste programa para apresentarem as suas habilidades,  cada um fazendo a sua parte, não importando a idade ou gênero. Todos foram chamados a conquistar e participar. Os que tomaram coragem,  fizeram acontecer, e com certeza irão emocionar todos os visitantes, pois cada trabalho revela um olhar sobre si e sobre a vida.
 
Texto: Rosana Andrade Rebelo
Revisão e edição: Regiane Patricia de Souza Stuepp
 
Horário de Visitação: Segunda a sexta-feira das 8h às 20h e Sábados das 8h às 12h

Data: 02/07 a 27/07
Horário: Abertura às 19h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Programa de Atualização Permanente - (47) 33210348 - edupermanente@furb.br
Publicação: Coordenadoria de Comunicação e Marketing

Julho/2013 (alterar)



Painel