Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


09/04 a 20/04/2013 - Exposição Farinhada em Ibiraquera

A exposição fotográfica, FARINHADA EM IBIRAQUERA, retrata a "fazedura" da farinha de mandioca, momento também conhecido como "farinhada", no litoral de Santa Catarina.

No caso de Ibiraquera (Imbituba/SC), como muitas famílias também se ocupam da pesca da tainha, que passa pela costa entre maio e julho, a farinhada se concentra no outono.

 

Hoje em dia, o fazer artesanal da farinha é voltado para o consumo familiar, mas consiste em uma forma de resistência ao modo de vida predominante, de ritmo acelerado e homogenizador.

 
Há que se dizer que a farinha pode ser feita de mandioca com um ou dois anos de solo. E é no período em que a rama está madura e hibernando que a mandioca é "rancada", normalmente de manhãzinha pra conservar a umidade na casca; depois é "cascada" com boa faca; "lavada" pra tirar o restinho de barro; "cevada" de modo que a rama fique muito bem triturada; "prensada" pra retirar o líquido; e, por fim, "forneada" pra deixar a farinha bem sequinha e crocante.
 
Esse modo de fazer farinha é uma adaptação de tecnologias das ilhas de Açores e Madeira (Portugal), que produziam farinha de trigo em seus engenhos, com tecnologia Tupi-Guarani, que há muito domesticaram a mandioca.
 
Historicamente a mandioca possui relevância nutricional aos povos que habitavam nosso território, contudo, no ato de fazer a farinha em nossas comunidades costeiras, outro elemento se destaca: trata-se de um momento importante para reforçar a coletividade.

 

Juliana Adriano, natural de Indaial, graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia Política pela UFSC. Trabalha como docente de Sociologia. Tem estudado e trabalhado com a fotografia de modo informal. Nos últimos anos tem acompanhado atividades dos movimentos camponeses e pesqueiros.

 

Esta exposição de fotografias tem sido realizada junto a espaços movimentos camponeses e pesqueiros, a exemplo da VII Feira da Mandioca, nos Areais da Ribanceira – Imbituba/SC (2010), no I Festival da Tainha em Florianópolis (2011), e no II Festival da Tainha com Farinha, em Ibiraquera – Imbituba/SC (2012). E junto ao Coletivo Colmeia (2012) no Teatro Carlos Gomes.


Data: 09/04 a 20/04
Horário: 20h (Abertura)
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Juliana Adriano - jua.sociologia@gmail.com
Publicação: Divisão de Cultura

Abril/2013 (alterar)



Painel