Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


23/10 a 14/11/2012 - Exposição In-Visível BLUAP

 

IN VISÍVEIS
Kublai:Não sei quando você encontrou tempo de visitar todos os países que me descreve. A minha impressão é que você nunca saiu deste jardim."
Pólo:Todas as coisas que vejo e faço ganham sentido num espaço da mente em que reina a mesma calma que existe aqui, a mesma penumbra, o mesmo silêncio percorrido pelo farfalhar das folhas.
Ítalo Calvino
 
Valdrada, Ercília, Clarice, Otávia, Zenóbia, Tamara entre outras, ganham forma nos pensamentos e mãos dos artistas da BLUAP.
Encontros e estudos possibilitaram reflexões sobre a arte, seu papel em nosso contexto e em especial sobre a arte contemporânea. As tênues linhas que ligam e interligam a produção artística atual foi o que mobilizou a incursão na obra de Calvino e nessa relação ente o invisível/visível surgiu a possibilidade de criar, de dar forma a palavra.
Belíria Boni, Everton Duarte, Iracema Raizer, Néia, Gogo Casas, Mia Ávila, Pita Camargo, Rosana Dominguez, Rosina de Franceschi e Sueli Freygang se envolveram na proposta e provocados pela poética de Calvino dão vida as possíveis histórias de Marco Polo.
Se na literatura Kublai Khan era melancólico por não poder ver com seus olhos a extensão de seus domínios, Marco Polo foi o instrumento que por meio da palavra possibilitou ao imperador conhecer o que era seu. Os artistas aqui nos propõe ser o que Marco Polo foi a Kublai Khan, possíveis interpretes da obra do grande escritor. Por meio de seus olhos vimos as cidades, damos as mãos aos viajantes e com eles chegamos a um possível/impossível porto.
Na história Marco Polo ficou como o grande mercador veneziano, que fez uma grande viagem de 30 meses. Nesta exposição, os artistas são os viajantes na obra de Calvino e por meio de suas obras visuais nos contam um pouco dessa viagem literária.
Leveza, visibilidade, multiplicidade, consistência marcam a obra de Calvino e a partir das teias literárias concebidas por esse artista foi possível o emaranhado dessa composição visual. Não encontramos no conjunto uma linearidade nas propostas visuais de cada artista, no entanto é possível encontrar o resultado do processo criativo realizado individualmente, carregado de coletividade na medida em que encaramos uma trajetória grupal.
As cidades de Calvino são labirínticas, cheias de jogos, mirabolantes, no entanto possíveis de serem imaginadas, com ingredientes ideais para o processo criativo destes artistas!
 

Por Carla Carvalho


Data: 23/10 a 14/11
Horário: 7h30 às 22h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Curadora: Carla Carvalho - ca.carvalho@terra.com.br
Publicação: Divisão de Cultura

Outubro/2012 (alterar)



Painel