Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS REALIZADOS


02/10 a 20/10/2012 - Exposição Cronofotografias do Self de Lílian Barbon

Em 1872 o então governador de California fez uma aposta defendendo a tese de que o cavalo galopante ficava com as quatro patas no ar.  Então para provar este fato e ganhar o dinheiro da aposta contratou o fotógrafo Eadweard Muybridge. Este, auxiliado por um engenheiro, desenhou um sistema no qual o cavalo, na medida que galopava, ia ativando disparadores de 24 câmeras fotográficas colocadas em linha.
 
Agora, muito tempo depois, a cronofotografia usada para estudar o movimento de animais e de pessoas, nos trabalhos da artista plástica Lilian Barbon serve para estudar o movimento interno, dela mesma, de seu Self.
 
Entendendo Self (termo usado em psicologia) como o produto de processos dinâmicos que asseguram a unidade e a totalidade do sujeito, Lilian divide-se, multiplica-se e deforma-se, para compreender-se a si mesma. Assim no deslocamento entre a mulher fotógrafa e a mulher fotografada, ai entre o ser que vê e o ser visto, se posiciona o ser humano tentando dilucidar seu lugar no mundo, mundo este cada vez mais de aparências e de incertezas.
 
Texto do artista plástico Diego de los Campos

Data: 02/10 a 20/10
Horário: 7h30 às 22h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: lilianbarbon@gmail.com
Publicação: Divisão de Cultura

Outubro/2012 (alterar)



Painel