Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


16/06/2020 - Pesquisa embasa regras para venda de kochkäse


A regulamentação que permite a produção e comercialização do queijo tipo kochkäse publicada pelo Governo de Santa Catarina na última semana foi embasada em estudos feitos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), em trabalho conjunto com a Secretária da Agricultura, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e a Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).
 
A professora Lisiane Carvalho, do Mestrado em Engenharia Química da Universidade é quem coordena as pesquisas sobre o queijo na FURB. O trabalho é realizado diretamente com os produtores, com orientações sobre boas práticas de produção e complementado com pesquisas físico-químicas e biológicas. “Foi assim que conseguimos apresentar resultados à Secretaria de Agricultura o que culminou com a regulamentação da produção e comercialização do queijo”, conta a professora.
 
O queijo kochkäse é um produto tipicamente catarinense, produzido nas primeiras colônias de imigração alemã do estado, a partir de receitas familiares passadas de geração em geração.
 
Segundo a publicação do Governo do Estado, o próximo passo é certificar que as propriedades produtoras do queijo kochkäse estejam livres de brucelose e tuberculose para que o queijo seja feito seguindo o programa de boas práticas de produção e comercializado.
Publicação: 16/06/2020 - 16h57 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC/ FURB TV


Painel