Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


18/10/2019 - Dança e Artes Visuais conquistam Elisabete Anderle


O projeto de pesquisa MovIn proposto pela bailarina e professora Maria Agustina Videla Di Giacomo com a participação dos estudantes dos cursos de Artes Visuais e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) foi contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2019. Oferecido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, a quinta edição do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura distribuirá R$ 5,6 milhões a projetos de três áreas: Patrimônio Cultural, Artes e Artes Populares.
 
“O projeto surge com o desejo e a necessidade de experimentar e explorar o potencial intrínseco no corpo artístico; no encontro com artes diversas. Composto por dez pessoas que compartilham a inquietude de estudar o desenvolvimento de dinâmicas de movimento, nas quais a dança em sua forma mais ampla (estilos como a dança contemporânea, urbana, breaking, folclórica e salão) dialóga com outras linguagens, entre elas a fotografia, artes visuais e teatro” explicam os proponentes que, além da professora Maria Agustina, são os estudantes Renan Batschauer e Max Wilhelm do curso de Artes Visuais e Abner Sanlay Cypriano e Lucas Moreira, do curso de Dança.
 
Nesta pesquisa sobre os limites e pontos de encontro da arte no corpo como um todo, serão feitas experiências corporais de cada participante, portador de uma trajetória e vivência sensível diversa, a fim de criar no futuro possibilidades para o desenvolvimento da dança profissional independente no estado de Santa Catarina. Compartilhando com a população em geral e no âmbito da dança em particular, novos recursos de expressão e diferentes abordagens sobre o corpo no âmbito social.
 
O MovIn foi premiado com R$ 20 mil na área Artes, prêmio Dança, eixo Pesquisa/Formação que premiou ainda outros seis projetos. 
 
Publicação: 18/10/2019 - 11h48 - Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo | Foto(s): CMC


Painel