Eleitos pelo júri serão conhecidos nesta quinta, no encerramento do 25º Fitub

Eleitos pelo júri serão conhecidos nesta quinta, no encerramento do 25º Fitub

Foto: Divulgação

O espetáculo convidado “Carlos Marighella e o chamado de Cangoma” fecha as cortinas desta 25ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), nesta quinta-feira (12/7), às 16h30min, no Teatro Carlos Gomes. Mais tarde, às 20h30min, acontece a solenidade de encerramento do evento, com premiações da Mostra Universitária Nacional e Mostra Universitária Ibero-Americana e show com o músico Pochyua.

 
Carlos Marighella e o chamado de Cangoma” será encenado pelo Vermelho Núcleo Cênico sobre o palco do Grande Auditório do Teatro Carlos Gomes. A peça traz a público o ideal de Carlos Marighella, um dos maiores inimigo da ditadura militar no Brasil. Seus ideais, a ação parlamentar, a paixão pela poesia e o clamor pela liberdade dão a tônica ao monólogo, que tem atuação de Lourival Andrade. A entrada custa R$ 15. Pessoas acima de 65 anos, sócios do Teatro Carlos Gomes, classe teatral, estudantes, professores e funcionários da FURB podem adquirir a meia-entrada por R$ 7.
 
Hora de conhecer os eleitos pelo júri
Na solenidade de encerramento serão premiados os melhores da Mostra Universitária Nacional, escolhidos por jurados nas categorias melhor ator, atriz, conjunto de atores, cenografia, direção, figurino, concepção sonora, iluminação e melhor espetáculo.
 
Os concorrentes à Mostra Nacional
- “BadenBaden”, do Grupo BadenBaden, da UDESC (Florianópolis-SC);
- “Clown Bar”, do Núcleo de Experimentação e Estudos do Cômico da UFPB (João Pessoa-PB);
- “Estufa”, do Coletivo Kerencaferem, da UFRJ (Rio de Janeiro-RJ);
- “Malva Rosa”, do Casúlo Dramaturgia de Atores, da UnB (Brasília-DF);
- “Marie”, da Marie Cia. de Teatro, da USP (São Paulo-SP);
- “A saga no sertão da farinha podre”, do Coletivo Teatro da Margem, da UFU (Uberlândia-MG);
- “A visita da velha senhora”, do Grupo Teatro Universitário de Maringá, da UEM (Maringá-PR)
 
Já o melhor espetáculo da Mostra Paschoal Carlos Magno (Universitária Ibero-Americana) é eleito pelo público e também recebe o troféu do 25º FITUB.
 
Dança de Brisa
Antes da premiação do 25º FITUB acontece o show “Dança de Brisa”, o mais recente trabalho do músico Pochyua, apresentado pela primeira vez em Blumenau. O repertório traz releituras tanto de ritmos ligados às raízes musicais do compositor, como a ciranda, o maracatu, o coco, o frevo e o baião, quanto de ritmos que destacam a universalidade da música brasileira e latino-americana como o samba, a valsa, a milonga, a salsa, o brega e o funk.
A entrada para a solenidade e o show são gratuitas.