O Departamento de Sistemas e Computação – DSC oferta disciplinas para vários cursos da Universidade. Contudo, os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação são os que se originam deste departamento e, portanto, tem a maior parte das disciplinas ofertadas pelo DSC.
Disciplina: |
*Desenvolvimento para Web |
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*Disciplina Eletiva III-LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA ESP826 |
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*Disciplina Eletiva V |
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*Empreendedor em Informática |
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*Optativa |
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*Tópicos Especiais em Computação II |
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Algoritmos e estrutura de dados |
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Algoritmos e Estruturas de Dados |
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Algoritmos e Estruturas de Dados |
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Análise de Algoritmos |
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Aprendizado de máquina |
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Arquitetura de Computadores |
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Currículo: 2010-II
Fase: 2
Área Temática: Fundamentos da Computação
Horas Teóricas: 3
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Horas Práticas: 1
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Créditos: 4
Ementa: - Modelo Von Neumann;
- O computador;
- Memória;
- Processador;
- Ciclos da Instrução;
- Programação;
- Formato das Instruções;
- Modos de endereçamento;
- Conjunto de instruções;
- Unidades de entrada e saída;
- Hierarquia de Memória;
- Outras arquiteturas;
- Microcontroladores.
Conteúdos: 1. Modelo de Von Neumann;
2. O computador;
2.1. Estrutura;
2.2. Introdução ao simulador de um processador;
3. Memória;
3.1. Função;
3.2. Ciclo;
3.3. Tipos;
3.4. Memória de um processador;
4. Processador;
4.1. Funções e Organização básica do processador;
4.2. Unidade de controle, lógica e aritmética;
4.3. Processador;
5. Ciclos da Instrução;
5.1. Ciclo de busca e execução;
6. Programação;
6.1. Linguagem de máquina e de montagem;
6.2. Linguagem de alto-nível;
6.3. Montador de um processador;
7. Formato das instruções;
7.1. Codificação;
7.2. Formato das instruções de um processador;
8. Modos de endereçamento;
8.1. Implícito, imediato, direto, indireto, indexado, base;
8.2. Modos de endereçamentos de um processador;
9. Conjunto de instruções;
9.1. Aritméticas e lógicas, controle, entrada e saída;
9.2. Transferência de dados;
9.3. Conjunto de instruções do processador;
10. Unidades de entrada e saída;
10.1. Unidades de entrada e saída do processador;
11. Hierarquia de memória;
11.1. Memória cache, principal e secundária;
12. Outras arquiteturas;
12.1. Pipeline;
12.2. Processadores RISC;
13. Microcontroladores;
13.1. PIC, ARM e MCS51.
Objetivos: Conhecer os blocos principais que compõem um computador e sua interação com o conjunto de instruções, implementando alguns blocos principais.
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores I |
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Arquitetura de Computadores II |
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Arquitetura de Computadores II |
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Banco de Dados |
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Banco de dados avançado |
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Banco de Dados I |
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Banco de Dados I |
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Banco de Dados II |
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Banco de Dados II |
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Compiladores |
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Compiladores |
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Compiladores |
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Computação Gráfica |
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Computação Gráfica |
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Computação Gráfica |
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Desafios de programação |
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Desenvolvimento de Aplicações Concorrentes e Distribuídas |
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Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital |
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Desenvolvimento de Sistemas Seguros |
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Desenvolvimento para Plataformas Móveis |
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Desenvolvimento para Web |
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Disciplina Eletiva I |
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Disciplina Eletiva I (Redes de Comunicação LOW ENERGY) |
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Disciplina Eletiva I (Testes de Software) |
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Disciplina Eletiva II |
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Disciplina Eletiva II (LINGUAGENS PROG IOT) |
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Disciplina Eletiva III (REALIDADE VIRTUAL) |
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Disciplina Eletiva IV |
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Disciplina Eletiva IV (Realidade Virtual) |
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Disciplina Eletiva V ESP32 IoT Framework |
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Disciplina Eletiva VI |
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Disciplina Eletiva VI (RASPBERRY PI ZERO) |
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Disciplina Optativa I |
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Disciplina Optativa I |
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Disciplina Optativa II |
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Disciplina Optativa III |
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Disciplina Optativa IV |
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Eletiva |
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Eletiva I (Cidades Inteligentes) |
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Eletiva II |
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Eletiva III |
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Eletiva IV |
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Eletiva V (ARDUÍNO REDE LORAWAN) |
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Empreendedor em Informática |
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Engenharia de software |
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Engenharia de Software |
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Engenharia de Software |
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Estudo Dirigido |
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Estudo Dirigido |
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Inovação Tecnológica |
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Inovação Tecnológica |
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Inteligência Artificial |
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Inteligência Artificial |
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Inteligência Artificial |
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Introdução a Computação |
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Introdução a Computação |
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Introdução a Programação |
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Introdução a Programação |
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Linguagens de Programação |
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Linguagens de Programação |
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Linguagens Formais |
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Linguagens Formais |
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Lógica para Computação |
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Lógica para computação |
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Lógica para Computação |
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Modelagem Orientada a Objetos |
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Optativa - (IOT - Internet das coisas) |
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Optativa - (Padrão de projetos) |
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Optativa - (Prática em redes de computadores) |
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Optativa - (Redes) |
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Optativa - (Robótica) |
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Optativa - (Robótica) |
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Optativa - (Testes de software) |
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Optativa I - ESP32 ANNEX BASIC |
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Práticas em redes de computadores |
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Processamento de Imagens |
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Processamento de Imagens |
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Processamento de linguagem natural |
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Processo de Software I |
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Processo de Software II |
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Processo de Software II |
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Programação I |
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Programação II |
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Programação III |
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Programação orientada a objetos |
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Programação Orientada a Objetos I |
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Programação Orientada a Objetos II |
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Programação Web I |
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Programação Web II |
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Projeto de Software |
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Projeto de Software I |
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Projeto de Software II |
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Protocolos de Comunicação de Dados |
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Realidade Virtual |
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Recomendação de aproveitamento |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores |
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Redes de Computadores EAD |
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Segurança da Informação |
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Sistemas distribuídos |
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Sistemas Distribuídos |
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Sistemas Distribuídos |
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Sistemas Embarcados I |
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Sistemas Multimídia |
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Sistemas Operacionais |
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Sistemas Operacionais |
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Sistemas Operacionais |
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Teoria da Computação |
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Teoria da Computação |
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Teoria da Computação |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria dos Grafos |
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Teoria dos Grafos |
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Tópicos Especiais em Computação I |
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Tópicos Especiais em Computação II |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso I |
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Trabalho de conclusão de curso I |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Trabalho de Conclusão de Curso II |
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Trabalho de conclusão de curso II |
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