FURB apoia evento da Luta Antimanicomial que ocorre nesta quinta-feira (16)
Por Nicole de Liz Schade, estagiária de Jornalismo [14/05/2024] [17 h41]
O Dia da Luta Antimanicomial destaca a importância de cuidar da saúde mental com respeito à liberdade e dignidade das pessoas. Ele simboliza a oposição aos manicômios, promovendo a ideia de convivência com suporte adequado em comunidades, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), oferecendo medicamentos, terapias e atividades variadas.
A programação está sendo construída de forma coletiva e contará com apresentações culturais, exposições e oficinas promovidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e pela Enloucrescer, incluindo a participação dos artistas do Coletivo Colmeia.
A Enloucrescer é uma associação que, desde os anos 90, promove atividades de reabilitação psicossocial para indivíduos com sofrimento mental, envolvendo inclusão social e produção artística. Recebe apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade Regional de Blumenau, através da Incubadora Tecnológica de Cooperativos Populares, que colabora com oficinas e assessoria, contribuindo também para a formação de novos profissionais em saúde mental.
Este evento representa um importante momento de reflexão e engajamento na luta por um cuidado digno e não excludente em saúde mental. Além de debater o papel das instituições físicas, o evento aborda as reproduções sociais simbólicas perante o diferente e ao diverso, defendendo a liberdade como terapêutica e a rede de atenção psicossocial como uma grande conquista desse movimento.
Para mais informações, acesse o perfil do ITCP no Instagram em @itcp_furb