Engenharia Ambiental
Engenharia Ambiental
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA da FURB, iniciado em 1998, oferece os cursos de mestrado e de doutorado em Engenharia Ambiental. Na avaliação trienal da CAPES, do período compreendido entre 2013 e 2016, os cursos foram avaliados pela área de Ciências Ambientais tendo recebido a nota 4.
O PPGEA tem por objetivo desenvolver estudos aprofundados em ciência ambiental, promovendo a qualificação de profissionais, a formação de docentes e de pesquisadores na área de engenharia ambiental. A atuação encontra-se centrada na área de concentração de Tecnologia e Gestão Ambiental, tendo com base de abordagem o pensamento sistêmico. A atividade interdisciplinar desenvolvida contribui para o avanço das fronteiras da tecnologia e da gestão ambiental, gerando novos conhecimentos e possibilitando o surgimento de um novo profissional, com perfil distinto dos existentes, apoiado em formação básica sólida e integradora.
A base de atuação do PPGEA sempre esteve pautada em problemas regionais, inicialmente, associado à ocorrência de enchentes e inundações na bacia do Itajaí. Na sequencia foram incorporadas outras demandas regionais, como a degradação ambiental por resíduos oriundos das atividades industriais, agropecuárias e urbanos. Recentemente, os projetos de pesquisas desenvolvidos extrapolam as demandas regionais, que continuam a ser abordadas, alcançando o nível estadual, nacional e internacional.
Neste contexto vale destacar alguns projetos de pesquisa em desenvolvimento: Tecnologias inovativas para a sustentabilidade do Saneamento básico em Santa Catarina (financiado por FAPESC-PRONEX-CNPq); Tratamento de lodo de indústria têxtil e valorização energética (financiado pela CAPES e CNPq); Inventário Florístico Florestal do Estado de Santa Catarina (financiadas pela FAPESC); Mudanças climáticas e seus efeitos sobre o regime hídrico, eventos hidrológicos extremos e a qualidade das águas no sul do Brasil (financiado pela MCTI,CNPq-FINEP-CT-HIDRO; Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira (SiB-Br) - Coleções Biológicas Coleção Internacional de Culturas de Glomeromycota (financiado pelo CNPq); Programa Cidadania pela Água no Vale do Itajaí (em parceria com organismos regionais) entre outros projetos de pesquisa e extensão.
Destaca-se ainda os projetos de cooperação internacional como Swedish-Brazilian eco-innovation cooperation for smart integrated waste management and recycling (desenvolvido em parceria com instituições suecas e brasileiras); Comparison of the precision of different lysimeter types under the environmental conditions of Brazil and Germany (desenvolvido com a UFSM e Helmholtz-Zentrum für Umweltforschung GmbH da Alemanha); Desenvolvimento de estratégias para valoração de biomassa residual oleosa (desenvolvido por instituições brasileiras com a Universidad de Granada, Espanha).
Área de concentração
Tecnologia e gestão ambiental.
Tecnologias e gestão de resíduos
Desenvolvimento de processos e de tecnologias visando reduzir os impactos negativos sobre os recursos naturais dos resíduos produzidos pelas atividades humanas.
Gestão de ambientes naturais e construídos
Desenvolvimento de procedimentos e mecanismos de apoio ao uso sustentável dos ambientes naturais e construídos, incluindo-se a política e a sua implementação, os instrumentos e o sistema de gerenciamento.
CORPO DOCENTE
Abrahão Bernardo Rohden
Adilson Pinheiro
Alexander Christian Vibrans
Eduardo Alves de Almeida
Joel Dias da Silva
Juliane Araújo Greinert Goulart
Lorena Benathar Ballod Tavares
Ricardo Bittencourt
Sidney Luiz Sturmer
Thiago Caique Alves
Abrahão Bernardo Rohden
Adilson Pinheiro
Alexander Christian Vibrans
Eduardo Alves de Almeida
Joel Dias da Silva
Juliane Araújo Greinert Goulart
Lorena Benathar Ballod Tavares
Ricardo Bittencourt
Sidney Luiz Sturmer
Thiago Caique Alves
PROGRAMA DE BOLSAS
Bolsa gratuidade da FURB
Disponibilidade de bolsa gratuidade FURB, que isenta o pagamento da mensalidade de ex-aluno da FURB com dedicação de 32 horas semanais ao curso. Este Programa disponibiliza 3 bolsas de gratuidade por turma.
Bolsa de demanda social Capes
Disponibilidade de Bolsas Demanda Social/Capes para pagamento da mensalidade e mais R$ 1.500,00 por mês para manutenção de aluno com dedicação integral (40 horas semanais) ao curso e sem vínculo empregatício.
São 4 bolsas de demanda social CAPES por turma de mestrado.
Conheça mais clicando aqui.