Pedagogia Indígena Xokleng

Pedagogia Indígena Xokleng

O curso de Pedagogia Indígena Xokleng tem por objetivo formar professoras e professores pertencentes ao Povo Indígena Laklãnõ/Xokleng para atuarem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, coordenação e orientação pedagógica das escolas e no desenvolvimento de projetos de interesse das comunidades, com competência para refletir criticamente sobre as práticas políticas pedagógicas de uma educação diferenciada pautada na perspectiva da interculturalidade.
 
Atualmente são disponibilizadas 45 bolsas pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU, mantido pelo Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior.

 

Conheça as turmas FUMDES

Algumas turmas ou cursos da FURB ocorrem, neste momento, exclusivamente por meio do programa de bolsas do Fumdes - Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior prevê a concessão de bolsas de estudo com verbas do Governo do Estado de Santa Catarina.

Por meio desse programa, todos os estudantes dessas turmas específicas recebem bolsa de 100% do começo ao fim do curso e, adicionalmente, parte dos estudantes recebem bolsa-auxílio. 

Importante: Novas ofertas dessa turma estão sujeitas a novos projetos e os processos seletivos ocorrem de forma independente aos demais processos da universidade. Continue atento às nossas inscrições, site e redes sociais para acompanhar futuras inscrições.

  • Ter cursado todo o ensino médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral.
  • Residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina.
Pedagogia Indígena Xokleng
Diferenciais
  • Curso presencial.
  • Formação profissional com ênfase em Educação Intercultural.
  • Prática como componente curricular, projetos de extensão e estágio obrigatório perpassam a organização curricular ao longo do curso, possibilitando aos estudantes vivenciarem a articulação entre teoria e prática.
  • Atividades extraclasse incluídas nos créditos acadêmicos, possibilitando desenvolver trabalhos e projetos que visem a autonomia, proatividade e engajamento dos estudantes.
  • Elaboração e apresentação, nas últimas fases do curso, de Trabalho Final de Curso como forma de fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Visitas e viagens: museus, exposições de arte, teatros, concertos, escolas, projetos educacionais de OSCs, empresas, etc.
  • Integração do curso com programas de pós-graduação, projetos de extensão e pesquisas institucionais no âmbito da FURB e da UDESC, com potencial de ampliação para outras IES.
  • Possibilidade de participação em eventos científicos internos e externos para divulgação de resultados de projetos de pesquisa e extensão.
  • Possibilidade de elaboração e publicação de materiais didáticos específicos e diferenciados para educação escolar indígena e para aplicação da lei 11.645/2008 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.
  • Estudos integrados com acadêmicos de outros cursos da FURB e da UDESC.
CAMPO PROFISSIONAL
  • Educação Infantil
  • Projetos educacionais não-escolares junto à comunidade, em hospitais e empresas
  • Gestão escolar e coordenação pedagógica
  • Educação de jovens e adultos
  • Entidades que atendem educandos com necessidades especiais
  • Área de recreação
  • Anos iniciais do Ensino Fundamental

CORPO DOCENTE

MATRIZ CURRICULAR

Fase 1

Educação e Diversidades - LI (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Educação e Interculturalidade - LI (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Educação Escolar Indígena no Brasil (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos

Filosofia da Educação (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos

Produção Textual Acadêmica (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos

História dos Povos Indígenas do Sul do Brasil e Povo Laklãnõ-Xokleng (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Infâncias, Educação e Desenvolvimento Integral (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Língua Laklãnõ-Xokleng I (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Tecnologias e Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Teorias e Práticas Curriculares e Pedagógicas (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos

Alfabetização e Letramento I (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos

Língua Laklãnõ-Xokleng II (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Ludicidade e Linguagens (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos

Pesquisa Intercultural (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Psicologia da Educação (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos

Alfabetização e Letramento II (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Estágio I - Educação Infantil (Obrigatória)

Teórica 1 crédito acadêmico | Prática 4 créditos acadêmicos

Etnomatemática (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Metodologia do Ensino da Língua Laklãnõ – Xokleng (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos

Saberes e Conhecimentos Tradicionais do Povo Laklãnõ – Xokleng I (Obrigatória)

Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos

Teoria e Prática Pedagógica em Língua Portuguesa (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Arte e Educação Indígena (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Estágio II - Anos Iniciais (Obrigatória)

Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 7 créditos acadêmicos

Teoria e Prática Pedagógica em Ciências (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Teoria e Prática Pedagógica em História (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Teoria e Prática Pedagógica em Matemática I (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Estágio III - Anos iniciais (Obrigatória)

Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 6 créditos acadêmicos

Prática em Sustentabilidade (Obrigatória)

Teórica 2 créditos acadêmicos

Projeto Intercultural - Sustentabilidade (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Saberes e Conhecimentos Tradicionais do Povo Laklãnõ-Xokleng II (Obrigatória)

Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos

Teoria e Prática Pedagógica em Geografia (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Teoria e Prática Pedagógica em Matemática II (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Educação Especial (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Estágio IV - Organização e Gestão da Educação Escolar (Obrigatória)

Teórica 1 crédito acadêmico | Prática 4 créditos acadêmicos

Gestão, Escola e Democracia (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Libras - EAL (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Projeto Intercultural - Memória (Obrigatória)

Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Sociologia da Educação (Obrigatória)

Teórica 4 créditos acadêmicos

Corpo, Movimento e Culturas (Obrigatória)

Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Disciplina Eletiva I (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Estética, Ética e Formação Docente (Obrigatória)

Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico

Perspectivas Decoloniais na América Latina (Obrigatória)

Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Trabalho Interdisciplinar Final (Obrigatória)

Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos

Bases legais

Início do curso: 19/06/2019 - Licenciatura

Autorização: Resolução FURB nº 53/2019 de 19/06/2019

 

Sobre o curso

Projeto Pedagógico

Disciplina Estágio