Pedagogia Indígena Xokleng
Pedagogia Indígena Xokleng
O curso de Pedagogia Indígena Xokleng tem por objetivo formar professoras e professores pertencentes ao Povo Indígena Laklãnõ/Xokleng para atuarem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, coordenação e orientação pedagógica das escolas e no desenvolvimento de projetos de interesse das comunidades, com competência para refletir criticamente sobre as práticas políticas pedagógicas de uma educação diferenciada pautada na perspectiva da interculturalidade.
Atualmente são disponibilizadas 45 bolsas pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU, mantido pelo Programa de Bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior.
Conheça as turmas FUMDES
Algumas turmas ou cursos da FURB ocorrem, neste momento, exclusivamente por meio do programa de bolsas do Fumdes - Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior prevê a concessão de bolsas de estudo com verbas do Governo do Estado de Santa Catarina.
Por meio desse programa, todos os estudantes dessas turmas específicas recebem bolsa de 100% do começo ao fim do curso e, adicionalmente, parte dos estudantes recebem bolsa-auxílio.
Importante: Novas ofertas dessa turma estão sujeitas a novos projetos e os processos seletivos ocorrem de forma independente aos demais processos da universidade. Continue atento às nossas inscrições, site e redes sociais para acompanhar futuras inscrições.
- Ter cursado todo o ensino médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral.
- Residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina.
- Curso presencial.
- Formação profissional com ênfase em Educação Intercultural.
- Prática como componente curricular, projetos de extensão e estágio obrigatório perpassam a organização curricular ao longo do curso, possibilitando aos estudantes vivenciarem a articulação entre teoria e prática.
- Atividades extraclasse incluídas nos créditos acadêmicos, possibilitando desenvolver trabalhos e projetos que visem a autonomia, proatividade e engajamento dos estudantes.
- Elaboração e apresentação, nas últimas fases do curso, de Trabalho Final de Curso como forma de fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
- Visitas e viagens: museus, exposições de arte, teatros, concertos, escolas, projetos educacionais de OSCs, empresas, etc.
- Integração do curso com programas de pós-graduação, projetos de extensão e pesquisas institucionais no âmbito da FURB e da UDESC, com potencial de ampliação para outras IES.
- Possibilidade de participação em eventos científicos internos e externos para divulgação de resultados de projetos de pesquisa e extensão.
- Possibilidade de elaboração e publicação de materiais didáticos específicos e diferenciados para educação escolar indígena e para aplicação da lei 11.645/2008 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.
- Estudos integrados com acadêmicos de outros cursos da FURB e da UDESC.
- Educação Infantil
- Projetos educacionais não-escolares junto à comunidade, em hospitais e empresas
- Gestão escolar e coordenação pedagógica
- Educação de jovens e adultos
- Entidades que atendem educandos com necessidades especiais
- Área de recreação
- Anos iniciais do Ensino Fundamental
CORPO DOCENTE
MATRIZ CURRICULAR
Fase 1
Fase 2
Fase 3
Fase 4
Fase 5
Fase 6
Fase 7
Fase 8
Educação e Diversidades - LI (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Educação e Interculturalidade - LI (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Educação Escolar Indígena no Brasil (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Filosofia da Educação (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Produção Textual Acadêmica (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
História dos Povos Indígenas do Sul do Brasil e Povo Laklãnõ-Xokleng (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Infâncias, Educação e Desenvolvimento Integral (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Língua Laklãnõ-Xokleng I (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Tecnologias e Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Teorias e Práticas Curriculares e Pedagógicas (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Alfabetização e Letramento I (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Língua Laklãnõ-Xokleng II (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Ludicidade e Linguagens (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Pesquisa Intercultural (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Psicologia da Educação (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Alfabetização e Letramento II (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Estágio I - Educação Infantil (Obrigatória)
Teórica 1 crédito acadêmico | Prática 4 créditos acadêmicos
Etnomatemática (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Metodologia do Ensino da Língua Laklãnõ – Xokleng (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Saberes e Conhecimentos Tradicionais do Povo Laklãnõ – Xokleng I (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Teoria e Prática Pedagógica em Língua Portuguesa (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Arte e Educação Indígena (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Estágio II - Anos Iniciais (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 7 créditos acadêmicos
Teoria e Prática Pedagógica em Ciências (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Teoria e Prática Pedagógica em História (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Teoria e Prática Pedagógica em Matemática I (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Estágio III - Anos iniciais (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 6 créditos acadêmicos
Prática em Sustentabilidade (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos
Projeto Intercultural - Sustentabilidade (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Saberes e Conhecimentos Tradicionais do Povo Laklãnõ-Xokleng II (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 3 créditos acadêmicos
Teoria e Prática Pedagógica em Geografia (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Teoria e Prática Pedagógica em Matemática II (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Educação Especial (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Estágio IV - Organização e Gestão da Educação Escolar (Obrigatória)
Teórica 1 crédito acadêmico | Prática 4 créditos acadêmicos
Gestão, Escola e Democracia (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Libras - EAL (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Projeto Intercultural - Memória (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Sociologia da Educação (Obrigatória)
Teórica 4 créditos acadêmicos
Corpo, Movimento e Culturas (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Disciplina Eletiva I (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Estética, Ética e Formação Docente (Obrigatória)
Teórica 3 créditos acadêmicos | Prática 1 crédito acadêmico
Perspectivas Decoloniais na América Latina (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Trabalho Interdisciplinar Final (Obrigatória)
Teórica 2 créditos acadêmicos | Prática 2 créditos acadêmicos
Bases legais
Início do curso: 19/06/2019 - Licenciatura
Autorização: Resolução FURB nº 53/2019 de 19/06/2019