Universidade lança aplicativo grátis para acesso ao AVA3

Universidade lança aplicativo grátis para acesso ao AVA3

Foto: CMC/DTI

Desde terça-feira, dia 28 de maio, já está disponível para os sistemas operacionais IOS e Android o aplicativo para celular do Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURB, o AVA3. A novidade é uma continuidade do novo sistema virtual de aprendizagem que a Universidade vem ampliando desde o início do ano, com nova versão. O trabalho é realizado em conjunto pela Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e Divisão de Modalidades de Ensino (DME) da instituição.
 
O AVA é o espaço na internet por meio do qual professores e estudantes interagem para além da sala de aula. A FURB usa recursos com esse objetivo há quase 20 anos, tendo evoluído da precursora plataforma Learnloop para o AVA1, AVA2, chegando agora com o AVA3 no site e aplicativos para smartphones.
 
Antes, cada versão tinha um propósito diferente. Agora, a ideia é unificar em um mesmo sistema desde as atividades do ensino médio, na Escola Técnica do Vale do Itajaí (Etevi), passando pelas graduações, especializações, mestrados, até os cursos de doutorado. O universitário que estiver encerrando a graduação, por exemplo, pode recuperar um material específico de seu primeiro semestre de curso, pelo AVA3. A base de programação é a mais usada entre as universidades brasileiras e também na Europa e Estados Unidos: Moodle. Por ser livre, permite remodelação em fácil diálogo com outras instituições.
 
Os recursos disponíveis no site e aplicativo são os mais variados. “Dá pra elencar muitos benefícios. Ele tem integração com o calendário. Cada atividade cadastrada pelo professor, automaticamente vai para o calendário do aluno. Então, ele sabe se está pendente ou não, qual o prazo de entrega. Ele consegue se organizar melhor. O AVA possibilita a criação de grupos, discussão em fóruns, em construções de vídeos interativos”, citou Clarissa Josgrilberg Pereira, chefe da Divisão de Modalidades de Ensino (DME) da FURB, ao explicar as possibilidades com uso de vídeos, textos, imagens, fotos e animação.
 
A ferramenta vem sendo introduzida desde o ano passado, mas agora, com a disponibilidade em aplicativos, os processos de ensino aprendizagem ganham agilidade com uso de tecnologias de informação e comunicação mais próximas dos alunos.  Desde o início do ano professores estão passando por capacitação para explorar todos os recursos disponíveis no AVA3.
 
O ambiente é integrado com o Office 365, plataforma que todo aluno, docente e servidor da FURB tem direito gratuitamente. “Vários professores já elaboraram alguns tipos de conteúdo, dentro do Office 365. Então, a gente também orienta que instale alguns aplicativos do Office no celular para que os acessos desses conteúdos no AVA sejam facilitados”, sugeriu Ana Lucia Anacleto Reis, chefe da DTI da FURB.
 
Além do AVA 3 a comunidade acadêmica tem acesso à nuvem da Microsoft, One Drive, de 5 TB.  Para isso, basta usar o webmail  @furb.br. Uma das vantagens na mudança de sistema é que os usuários passam de 5 para 50 MB o tamanho dos seus arquivos.
 
No primeiro dia de busca por FURB AVA3 na loja dos smartphones específicos, o usuário pode não encontrar a novidade de imediato. Mas se acessar outros aplicativos da Universidade, buscando FURB (como FURB TV e FURB FM), logo identificará o novo aplicativo FURB AVA3 junto aos demais. Segundo Ana Reis, chefe da DTI,  “os índices das buscas vão sendo atualizados ao longo do tempo e a medida em que os equipamentos no mundo inteiro recebem os novos apps publicados”. Por isso Ana Reis explica que “ a ordem de buscas é definida pela popularidade do app, então quanto mais pessoas procurarem baixar, mais no topo da lista o app da FURB aparecerá ao longo do tempo”. Portanto, nestes primeiros dias não deve aparecer entre as primeiras colocações.
 
Um atalho para acessar é abrir os apps preexistentes da FURBTV e FURBFM e clicar sobre o nome de desenvolvedor FURB. Os três aplicativos aparecerão listados.
 
Quem tiver dúvidas, pode ligar no telefone 33210429, da central de atendimento da DTI. Se preferir, pode seguir os links, clicando aqui em Apple Store (iphone) ou aqui em Google Play (android).
 
A FURB TV preparou uma matéria sobre o assunto. Acompanhe no vídeo abaixo.