Encontro Estadual de História é marcado por grande público e intensa programação na FURB

Encontro Estadual de História é marcado por grande público e intensa programação na FURB

Foto: Lucas Adriano

Teve início na última terça-feira (6) e segue até sexta-feira (9), o 20º Encontro Estadual de História promovido pela Associação Nacional de História Seção Santa Catarina (ANPUH-SC). O evento reúne estudantes, pesquisadores e profissionais da área de todo o Estado de Santa Catarina, contando com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

 

O evento conta com dezenas de minicursos, simpósios temáticos, debates e conferências, nas mais diversas áreas da história, mesclando questões geopolíticas e sociais, com temas contemporâneos com foco em três pilares: história, democracia e diversidade.

 

A solenidade de abertura foi realizada no auditório do bloco J, na noite de terça-feira (6). Entre as autoridades presentes, o Coordenador de Planejamento da FURB, Cristian Krambeck, representando a Reitoria da Universidade; o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC), Sandro Lauri da Silva Galarça; o coordenador do curso de História da FURB, Dominique Vieira Coelho dos Santos; o diretor da ANPUH-SC, Fernando Cesar Sossai; e a presidente do Centro Acadêmico de História, estudante Gabriele de Almeida Luciani.

 

Após o início do encontro, foi iniciada uma conferência com o historiador Bryan Pitts, professor da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, que abordou a temática “Democracia e declínio da ditadura militar no Brasil”. Grande pesquisador da história brasileira nos Estados Unidos, o convidado aproveitou a oportunidade para destacar que os estudantes brasileiros devem reconhecer os direitos políticos arduamente conquistados após este período político da história do Brasil.

 

“Muitas vezes no Brasil as pessoas têm meio esse complexo de vira-lata. Sempre pensam que o Brasil tem defeitos, que a democracia brasileira tem problemas e ela tem. Mas ao mesmo tempo, a democracia brasileira teve muitos sucessos. O Brasil, ao longo dos últimos 40 anos, viveu um período de ampliação de direitos do qual a gente não tem nada parecido no meu próprio país, por exemplo. Então, acho que chegou a hora do brasileiro valorizar sua própria história”, enaltece o pesquisador Bryan Pitts.

 

O evento segue até sexta-feira (9) e a programação completa está disponível em: https://www.encontro2024.sc.anpuh.org/. Para saber mais, assista à reportagem abaixo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB.