Centro de reabilitação da FURB recebe visita técnica do Ministério da Saúde

Centro de reabilitação da FURB recebe visita técnica do Ministério da Saúde

Foto: CER II

No último dia 25 de julho, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) II da FURB recebeu uma visita conjunta de representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau. O objetivo do encontro foi realizar o monitoramento prático da rede em funcionamento e a discussão sobre possibilidades de ampliação do serviço.

Na estrutura, localizada no campus 5 da Universidade, os técnicos dos órgãos federal, estadual e municipal de saúde foram recepcionados pelo Vice-Reitor Marcus Vinicius Marques de Moraes, pela diretora do Centro de Ciências da Saúde, Andrea da Silva, pela coordenadora do Centro Integrado de Saúde da FURB, Isabel Machado e pelo coordenador do CER II, Marcelo Bracht.

“Esse centro é mantido com verbas do Ministério da Saúde, prestando atendimento a pacientes que têm diversas condições incapacitantes de saúde e pessoas com deficiência. Portanto, essa visita técnica é muito importante para a universidade porque nos integra ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que são parceiros e apoiadores do nosso serviço, além da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau”, explica Marcelo Bracht.

Representando o Ministério da Saúde, estiveram presentes o gestor de administração pública do órgão federal, Cícero Caíque, a psicóloga Luane Carvalho, colaboradora técnica do MS, bem como a gerente de habilitações e redes de atenção da SES/SC, a fisioterapeuta Jaqueline Reginatto. Antes de realizar uma visita técnica ao CER II, os representantes da FURB, SES/SC e Semus de Blumenau estiveram reunidos com os técnicos do Ministério da Saúde, para discutir questões relativas à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

O CER II

O Centro Especializado em Reabilitação II está em funcionamento no campus 5 da FURB integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do Sistema Único de Saúde, que foi instituído enquanto política pública federal em 2012. Ele é voltado à pessoa com deficiência temporária ou permanente, progressiva, regressiva, ou estável, intermitente ou contínua.

O CER II conta com atuação multiprofissional e plano terapêutico singular, englobando várias áreas do cuidado como: terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia, neurologia, ortopedia, psicopedagogia, assistência social e nutrição, atendendo pacientes de Blumenau e de outros municípios da região do Vale do Itajaí.