FURB recebe 4ª Conferência Regional de Economia Popular e Solidária

FURB recebe 4ª Conferência Regional de Economia Popular e Solidária

Foto: Lucas Adriano

Foi realizada nesta terça-feira (23), a 4ª Conferência Regional de Economia Popular e Solidária, uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), que será em abril de 2025, em Brasília (DF). Organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a nível nacional, a etapa local da conferência que aconteceu na FURB foi organizada pelo Fórum Litorâneo, Fórum Catarinense e Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí, congregando os centros públicos de Economia Solidária de Blumenau e Itajaí.

 

“A gente tem a sorte aqui em Blumenau de ter a ITCP/FURB (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populres) como entidade de apoio que dá todo o assessoramento e formação para as pessoas que compõem a entidade. Nós somos constituídos como uma associação, então as pessoas que integram tanto a lojinha para comercializar seu artesanato, participar das feiras de economia solidária que acontece aqui no campus 1 da FURB, eles são associados e participam de todas as atividades. A gente faz reuniões de acolhida para explicar como nos organizamos e convidar as pessoas a participar”, ressalta Heloiza Camillo, representante do Centro Público de Economia Solidária de Blumenau.

 

Durante todo o dia, o auditório da biblioteca do campus 1 da FURB recebeu apresentações, palestras e trocas de ideias, finalizando com uma plenária que redigiu propostas e solicitações às autoridades competentes, por meio de moções de repúdio. Ao todo, cinco eixos foram contemplados pela proposta redigida a nível regional, que será encaminhada à plenária estadual, prevista para acontecer de 23 a 25 de novembro, em Biguaçu.

 

Após isso, as propostas escolhidas na plenária estadual comporão a futura conferência nacional que terá como tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”. Assista abaixo à reportagem produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais.