Curso de Jornalismo da FURB promove Mostra de Trabalhos Acadêmicos aberta ao público

Curso de Jornalismo da FURB promove Mostra de Trabalhos Acadêmicos aberta ao público

Foto: Curso de Jornalismo da FURB - Divulgação

Em comemoração aos 10 anos de criação, o curso de Jornalismo da FURB vai promover uma mostra de trabalhos acadêmicos, no dia 26 de junho, a partir das 19h, na sala S-210. A atividade reúne os principais trabalhos produzidos em disciplinas práticas, como Apuração e Escrita Jornalística, Laboratório de Entrevista no Jornalismo, Jornalismo em Plataformas Multimídia, Radiojornalismo, entre outras, e reúne o resultado das produções acadêmicas de todas as turmas do curso realizadas no primeiro semestre de 2024.

De acordo com a professora Clarissa Josgrilberg Pereira, idealizadora do projeto, a mostra tem como objetivo propiciar troca e vivência entre os alunos das diferentes fases. "A intenção é socializar as produções, conseguir passar referências para os alunos que ainda vão produzir aqueles produtos, melhorar a troca no curso e melhorar a comunicação”, explica a professora. Os trabalhos foram submetidos pelos professores, que acompanharam sua produção nas diferentes disciplinas envolvidas. Para os professores do curso, o objetivo é a promoção e visibilidade dos projetos integrados, articular as disciplinas entre si e fazer com que os alunos saibam o que está sendo realizado nos outros componentes curriculares.

O coordenador do curso, professor Sandro Galarça, explica que a primeira edição terá como padrinho o jornalista Alexandre Pereira. "Ter a presença de um jornalista para abrir o evento demonstra a relevância do jornalismo para Blumenau e região, sinalizando ao mercado que investimos e prezamos pelo profissionalismo praticado por quem tem formação superior na área. E, por fim, porque estreita ainda mais a relação entre a universidade e o mercado local, o que comprova a inserção da FURB na comunidade", avalia.

Jornalistas da região foram convidados a participar da mostra, assim como os ex-alunos e comunidade em geral. Segundo o coordenador do curso, “é uma maneira de socializarmos o que fazemos todos os dias na universidade e no curso de Jornalismo, e isso pode envolver a todos das mais diversas maneiras”.