FURB integra pesquisa em nanomateriais para a vida

FURB integra pesquisa em nanomateriais para a vida

Foto: Internet

Desde 2023, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) integra o projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais para a Vida (NanoVIDA), através do Professor Eduardo Guilherme Cividini Neiva, do Departamento de Química. Este projeto tem como objetivo principal desenvolver nanotecnologias voltadas para a melhoria da qualidade de vida, beneficiando especialmente a população brasileira.

O NanoVIDA foca em três áreas principais: energia, meio ambiente e diagnóstico. Na área de energia, a pesquisa visa criar dispositivos para geração de energia limpa, como células solares, além de soluções para armazenamento de energia, como baterias e supercapacitores, e geração de combustível verde, como hidrogênio. Em relação ao meio ambiente, o projeto busca desenvolver tecnologias para a descontaminação de corpos aquáticos, produção de água potável, e monitoramento e destruição de poluentes. No campo do diagnóstico, o foco está na simplificação dos diagnósticos de doenças negligenciadas no Brasil, como dengue, zika, chikungunya, hepatite B, leishmaniose e Chagas.

A pesquisa abrange desde a preparação e caracterização dos nanomateriais até a fabricação de dispositivos finais. O projeto visa criar nanomateriais multifuncionais utilizando grafeno, nanopartículas metálicas, materiais bidimensionais, compostos organometálicos e polímeros, entre outros.

Conheça mais sobre o projeto na FURB assistindo à matéria:

 

Atualização: Esta matéria foi atualizada em 17/06/24 às 09:35.