FURB recebe 4º Projeto Fora da Caixa com oficinas gratuitas e artistas nacionais da dança afro-brasileira

FURB recebe 4º Projeto Fora da Caixa com oficinas gratuitas e artistas nacionais da dança afro-brasileira

Foto: Projeto Fora da Caixa

Em maio e junho, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) será palco de algumas das várias ações gratuitas voltadas a estudantes, profissionais da dança e público interessado pela área artística em meio ao 4º Projeto “Fora da Caixa - Proposição [mostração e demonstração] de Danças Escapadas da Mesmice”.

A primeira ação será neste sábado (25), no campus 1 da FURB, com a oficina “Dança afro-brasileira contemporânea”, ministrada pela bailarina, arte-educadora e coreógrafa, Carol Rocha Ewaci, convidada que vem do Estado de São Paulo. Posteriormente, em 8 de junho, a FURB receberá a oficina “Chão de Terreiro Para Danças Contemporâneas”, ministrada pela artista da dança, pesquisadora e docente Kanzelumuka, do Distrito Federal.

Em junho, o projeto traz também processo de seleção de dois artistas da dança de Santa Catarina, que contempla bolsa de pesquisa e criação, um por meio de um processo público de chamada para residentes em SC; e um será selecionado dentre aqueles que, além de frequentarem integralmente e ativamente as oficinas com os artistas convidados, apresentarem proposta de pesquisa artística solo em dança. Os dois artistas selecionados apresentarão a proposta no “Encontro Danças | Falas | Escritas”, no dia 22 de junho, também na FURB.

“Com a realização de três edições, o projeto consolidou sua marca e ganhou impulso para novas empreitadas, seguindo com foco na sustentabilidade. Sabe-se que um dos pontos chaves para o sucesso de um projeto é reunir uma equipe competente, integrada e com o perfil adequado às características do plano em que participa”, afirma a diretora artística do projeto, Jussara Xavier.

“Por isto, o time envolvido nesta ação é formado por profissionais com conhecimento consistente e contínua atuação em dança, comprometidos com a construção de um mercado artístico em Santa Catarina. Focados em objetivos comuns, visam alcançar resultados culturais, sociais e econômicos”, complementa.

A quarta edição do Fora da Caixa Dança conta com direção geral e produção de Abner Sanlay Cypriano; direção artística de Jussara Xavier; produção executiva de Paula Boing; artistas convidadas Carol Rocha Ewaci e Kanzelumuka; interpretação de LIBRAS por Michelle Cristini Pacheco Schier; design gráfico assinado por Fernando Rosa, cobertura fotográfica e de vídeo de Sabrina Marthendal; e curadoria de Abner Sanlay Cypriano, Jussara Xavier, Paula Boing e artistas convidadas.

“Ao olhar para o contexto catarinense atual, incluindo as pessoas artistas, pesquisadoras e professoras que nele atuam, percebemos o desejo de saber sobre as danças contemporâneas negras e em diáspora. Sabemos que os movimentos afro-diaspóricos tiveram (historicamente) e tem (atualmente) uma influência significativa na dança. (...) Conhecer esses caminhos e possibilidades enriquece nossa compreensão da dança e cultura contemporânea. Além disso, trata-se de agir de modo efetivo para promover a valorização da diversidade cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, explica o diretor geral do projeto, Abner Sanlay Cypriano.

No decorrer da programação, haverá mais oficinas, que serão realizadas em espaços externos da Universidade. Todos os detalhes podem ser acompanhados no perfil do Instagram do projeto, em @foradacaixadanca.

O projeto Fora da Caixa - Proposição [mostração e demonstração] de Danças Escapadas da Mesmice, Edição 4, tem como proponente Abner Sanlay Cypriano e é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - edição 2023, Edital Nº 30/2023, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO QUE SERÁ REALIZADA NA FURB:

Dia 25 de maio, das 9h às 12h; e das 14h às 17h

Oficina Dança afro-brasileira contemporânea

Com Carol Rocha Ewaci (SP), bailarina, mãe do Amon-Rá Ike, arte-educadora e coreógrafa. Mestre em Artes no Programa de pós-graduação da UNESP em Estéticas e poéticas cênicas. Fundadora e dirigente do Núcleo Pèrègun de danças contemplada pela 32° Fomento a Dança da cidade de São Paulo onde também é preparadora corporal de danças afro-brasileiras e pilates.

Tema: Trazer ao corpo a partir das danças de matrizes negras movimentações para criação de repertórios para dança contemporânea.

Sala R-212, Campus 1 da FURB (R. Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau)

Carga horário: 6 horas

Gratuito, 25 vagas

Inscrições: Bio do Instagram @‌foradacaixadanca ou diretamente pelo link: https://forms.gle/Nm6PhJaAPhSJvbQ59

Pré-requisitos para participação: maiores de 16 anos de idade

 

Dia 8 de junho, das 9h às 12h; e das 14h às 17h

Oficina Chão de Terreiro Para Danças Contemporâneas

Com Kanzelumuka (DF), artista da dança, pesquisadora e docente. Pesquisa representações performáticas de origem banto no Brasil e suas relações com as artes da cena contemporâneas. Integrante e cofundadora da Nave Gris Cia. Cênica. Pesquisadora do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas (UNESP/CNPq)

Tema: Dança e culturas negras. Corpoespaçoritual. Pensamento afrodiaspórico na contemporaneidade. Poética da dança como insurgência

Sala R-212, Campus 1 da FURB (R. Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau)

Gratuito, 25 vagas

Inscrições: Bio do Instagram @‌foradacaixadanca ou diretamente pelo link: https://forms.gle/Nm6PhJaAPhSJvbQ59

Pré-requisitos para participação: maiores de 16 anos de idade.

 

Dia 22 de junho, às 19h

Encontro Danças | Falas | Escritas

Apresentação dos dois artistas selecionados

Coordenação: Jussara Xavier

Na Sala S-113, Campus 1 da FURB (R. Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau)

Gratuito, com vagas limitadas. Para maiores de 16 anos.

 

*Com informações de Nane Pereira Comunicação e Arte