Egressa de Arquitetura e Urbanismo da FURB recebe o "Oscar" do design mundial

Egressa de Arquitetura e Urbanismo da FURB recebe o "Oscar" do design mundial

Foto: Acervo pessoal

Arquiteta e urbanista graduada pela FURB, é de forma contente que Aline Siemenskoski olha para trás e sente orgulho de sua trajetória profissional. No final de abril, a empresária recebeu na Alemanha um prêmio em meio ao iF Design Award, considerado o “Oscar” do design mundial, pela criação de um produto que foi muito além do caráter estético, tendo uma relevância ambiental com foco na sustentabilidade.

O produto premiado foi o Cobogó Lança, um elemento vazado que utiliza resíduos têxteis industriais e urbanos 100% reciclados, em uma tendência descoberta pela própria arquiteta após uma pesquisa de materiais feita durante uma visita a uma outra empresa de Blumenau. O processo de reutilização de rejeitos industriais surpreendeu Aline e, segundo ela, a pintura do objeto, com um design agregado, possibilita sua personalização por meio da pintura com diferentes tipos de tintas.

Muito antes de desenhar o Cobogó, Aline lembra que sua trajetória profissional remonta ao ano de 2003, quando ao lado de um irmão engenheiro, também egresso da FURB, e de sua irmã, ajudou a fundar uma empresa familiar na região de Blumenau voltada para criação e fabricação de artefatos em concreto. Na época, a empresária lembra que a cidade vivia uma efervescência na utilização do “paver” para construções, após um movimento do poder público que revitalizou a rua XV de Novembro com esse tipo de lajota.

Em 2006, Aline terminou a graduação em Arquitetura e Urbanismo e passou a atuar na empresa familiar fazendo projetos de produtos de concreto, desenhando as peças e fazendo formações complementares na área do Design.

“E a gente lançou em 2010 as primeiras linhas para revestimento de paredes, foi assim que começou a história. Tinham linhas que reproduziam crochê, palavras de positivismo. E aí dessas primeiras linhas a gente passou a inscrever esses trabalhos no principal concurso de Design do Brasil, que é o Museu da Casa Brasileira”, recorda Aline Siemenskoski.

Em seguida, outros prêmios foram conquistados no decorrer dos anos, até que a empresa familiar acabou vendida, no ano de 2022. No entanto, antes da empresa ser incorporada a um grupo gaúcho do mesmo segmento, o último produto desenhado por Aline, que foi o próprio Cobogó, foi submetido à premiação e acabou conquistando o Oscar do design mundial. Segundo Aline, o principal atrativo do seu produto foi justamente um tema que mantinha bastante vivo na mente desde os tempos de graduação.

Cobogó de Aline Siemenskoski
Cobogó de Aline Siemenskoski - Acervo pessoal

“Eu lembro muito bem de professores falando sobre sustentabilidade. Talvez foi algo que eu realmente trouxe dali, porque era muito falado mesmo e numa época que não era ainda tão auge. Há vinte e tantos anos já se falava, já era urgente, mas não como hoje. Eu lembro até da aula que a professora Sandra deu uma vez, que ela falou (...) que não tem mais volta. E realmente, ela tinha razão”, relembra.

Em uma nova etapa da vida, morando na Europa e atenta a iniciativas empreendedoras que engajem o público feminino, Aline deixa o seu recado aos estudantes de graduação sobre o seu trabalho realizado até aqui e sobre as diferentes possibilidades de atuação do profissional da Arquitetura e do Design.

“Para os meus colegas arquitetos e designers, que estão saindo da Universidade, gostaria de tranquilizar e dizer que após sair da graduação a gente ainda consegue aprender mais, fazer outras coisas, fazer cursos, focar em áreas específicas. Eu hoje trabalhei bem mais como uma designer de produto e empreendedora do que como efetivamente arquiteta, mas essa formação me deu toda a base, para que eu tivesse essa profissão. Geralmente é muito difícil que isso tudo seja em vão, então aproveitem. Curtam essa fase da vida que é maravilhosa. Estudem, façam contatos, pois é essa rede de contatos que vocês levam para uma vida inteira”, finaliza.