PPGD FURB realiza seminário internacional sobre dignidade humana

PPGD FURB realiza seminário internacional sobre dignidade humana

Foto: Lucas Adriano

De 7 a 10 de maio, convidados de diversas universidades brasileiras e do exterior participaram do Seminário Internacional Dignidade Humana e Justiça: tecnopoder, direito e democracia no Brasil contemporâneo, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da FURB, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), além da colaboração de diversas instituições nacionais e estrangeiras.

 

Com o objetivo de fortalecer um espaço institucionalizado para fomentar pesquisas, ações e reflexões voltadas aos desafios da área do Direito, interlocução entre estudantes e docentes de diversos programas de pós-graduação e instituições de pesquisa e ampliar a rede acadêmica de produção com base teórico-empírica, o público alvo do seminário é formado por integrantes ou egressos do Programa de Pós-Graduação em Direito, abordando temáticas contemporâneas como as novas tecnologias que possam vir a substituir ou não profissionais no âmbito jurídico e o Direito Ambiental.

 

“Esse evento também é fruto de um grupo de pesquisa, sobre Dignidade Humana, Justiça e Reconhecimento. Existem outros grupos envolvidos, (...) mas são temas muito presentes para nós e tem todo um viés crítico sobre essas categorias. Ou seja, a dignidade, por exemplo, não pode ser algo que esteja meramente com um reconhecimento formal na nossa Constituição, ou seja, há um déficit de concretização. Então, nossa linha de pesquisa do mestrado, Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais, tenta desvelar esses déficits e a partir disso também contribuir para saber de que forma podemos melhorar as estruturas jurídicas para dar respostas concretas, materializar aquilo que está reconhecido formalmente no texto constitucional”, afirma Marcelino Meleu, um dos professores do Programa de Pós-Graduação em Direito que organizaram o seminário.

 

Assista à reportagem abaixo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e veja como foi uma parte do evento: