Professor da FURB coordena grupo de trabalho da CAPES que apresentará a contribuição da pós-graduação brasileira no cumprimento dos ODS da ONU

Professor da FURB coordena grupo de trabalho da CAPES que apresentará a contribuição da pós-graduação brasileira no cumprimento dos ODS da ONU

Foto: ONU - Divulgação

Carlos Sampaio, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB será o coordenador de uma equipe formada por membros do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, agência que regula a pós-graduação no Brasil. O objetivo é gerar um documento que representa o esforço do Sistema Nacional a ser apresentado sobre a inclusão de três novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incorporando à pauta uma preocupação do chamado Sul Global, composto pela América Latina, África e países Árabes.. O grupo liderado pelo professor da FURB, que também é coordenador da área de Ciências Ambientais da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresentará o documento na Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro de 2025 em Belém – PA com a presença de delegações do mundo todo.

O GT “Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Agenda 2030” foi criado no âmbito da CAPES, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e é constituído pelas 50 Áreas de conhecimento da CAPES, além de representantes da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Até a data da COP30, o professor coordenará uma série de encontros com os participantes para produzir o referido documento.

O coordenador Carlos Sampaio analisa que a sua indicação para a coordenação só foi possível em virtude dos temas “Agenda 2030” e os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" terem protagonismo dentro do núcleo de políticas públicas atualmente: “A FURB tem uma competência bastante grande quando se trata de Agenda 2030, e nesta iniciativa, professores e vários estudantes de Mestrado e Doutorado da Universidade fizeram parte”, destaca Sampaio.

A Agenda 2030 da ONU é um plano global que tem como meta atingir no ano de 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Para isto, foram desenvolvidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas específicas para alcançar cada um deles, a exemplo da redução de desigualdades e da fome. Os novos objetivos preveem dar luz a outros ramos da sociedade considerados importantes para o desenvolvimento mundial. Os objetivos adicionais são o ODS 18, que trata de Igualdade Racial, o ODS 19 de Cultura e Comunicação e o ODS 20 que trata de Direitos de Populações Originárias e Comunidades Tradicionais. Os três ODS adicionais são originados da iniciativa “Selo ODS de Instituições de Ensino Superior”, que será produzida por várias universidades de todo o mundo.