Pesquisadores da FURB têm vínculo renovado no programa de Bolsa de Produtividade do CNPq

Pesquisadores da FURB têm vínculo renovado no programa de Bolsa de Produtividade do CNPq

Foto: FURB - Divulgação

Cinco professores-pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) tiveram o vínculo renovado para o programa de Bolsa de Produtividade, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, uma pesquisadora da FURB teve seu projeto aprovado para o programa.

“É importante para os nossos estudantes que estes professores estão na sala de aula, ministrando disciplinas na graduação e os cursos em que eles estão inseridos serão altamente impactados por ter um pesquisador líder na área de atuação. Os professores pesquisadores têm um papel fundamental na formação de recursos humanos de alta qualidade”, destaca a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX) da FURB, Michele Debiasi Alberton.

No total, a FURB conta com 20 bolsistas, sendo 15 na categoria produtividade em pesquisa, e cinco pesquisadores na classe produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora.

 

Confira os projetos dos bolsistas que tiveram suas bolsas renovadas ou aprovadas em 2024:

  • André Luís de Gasper – Departamento de Ciências Naturais (Bolsa de Produtividade em Pesquisa Renovada):

O projeto “Blechnaceae (Polypodiopsida): morfometria e citometria de fluxo” pesquisa a biogeografia de Samambaias, através de estudos morfométricos, e em um segundo momento, análises cromossômicas.

 

  • Nelson Hein – Departamento de Matemática (Bolsa de Produtividade em Pesquisa Renovada):

A pesquisa “Turbulência na Relação Entre Desempenhos” avalia a influência dos níveis de turbulência sistêmica na moderação de contingências na relação do desempenho econômico-financeiro com o desempenho de mercado.

 

  • Roberto Carlos Klann -  Departamento de Contabilidade (Bolsa de Produtividade em Pesquisa Renovada):

O estudo “Fatores Determinantes e Consequentes da Agressividade Fiscal e Sua Relação com a Qualidade dos Lucros” analisa a reação das empresas sobre a mudança de tributação sobre produção para a tributação sobre consumo.

 

  • Vinicyus Rodolfo Wiggers – Departamento de Química (Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Renovada):

O projeto “Produção de Hidrocarbonetos Renováveis” estuda a produção e caracterização de Bio-Óleo, com ênfase no fechamento do balanço de oxigênio e na determinação dos componentes gasosos no processo de craqueamento térmico (degradação de óleos e gorduras por altas temperaturas) especialmente em óleo de soja.

 

  • Carolina Krebs de Souza – Departamento de Engenharia Química (Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Aprovada):

A pesquisa “Biopolímero Inteligente e Ativo à Base de Ilex paraguariensis para Aplicação em Alimento Refrigerado” busca reduzir o impacto ambiental causado por embalagens de alimentos convencionais, através do desenvolvimento e melhoramento de materiais sustentáveis e eficientes para aplicação em embalagens.

 

  • Jürgen Andreaus – Departamento de Química (Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Renovada):

O trabalho “Estratégias de Valorizar Resíduos Agroindustriais para um Processamento Têxtil mais Sustentável” desenvolve processos inovadores para valorizar resíduos agroindustriais e tornar o beneficiamento de materiais têxteis mais sustentável.