Campus 3 da FURB sedia Centro de Atendimento da Dengue em parceria com Prefeitura de Blumenau

Campus 3 da FURB sedia Centro de Atendimento da Dengue em parceria com Prefeitura de Blumenau

Foto: Lucas Adriano

Após a elaboração de um decreto de situação de emergência em Blumenau devido ao aumento do número de casos de dengue, a prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semudes), instalou um centro de atendimento especializado de casos de dengue, de forma complementar ao serviço desempenhado pelos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), da rede municipal de saúde.

O Centro de Atendimento da Dengue (CAD) está funcionando desde segunda-feira (11) no térreo do campus 3 da FURB, localizado na rua São Paulo, 2.171, no bairro Itoupava Seca. Com amplo estacionamento, acessibilidade, pontos de hidratação, consultórios e banheiros disponíveis à comunidade, o centro conta com 20 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atendem a população com sintomas de dengue. O local está aberto das 07h às 19h, sete dias por semana, incluindo feriados. A reforma do espaço para receber o centro de apoio, dentro da estrutura da Universidade, foi intermediado pela Pró-reitoria de Administração (PROAD).

“Na quinta-feira (7), nós fizemos uma força-tarefa com todo o pessoal aqui da Coordenadoria de Planejamento (Coplan), que o responsável é o professor Cristian, junto com o pessoal da Divisão de Administração do Campus (DAC), com o Sérgio e os engenheiros Charles e Everson. Fomos até lá e disponibilizamos aquele determinado espaço. Eles trabalharam o final de semana todo, foi uma força-tarefa, uma operação de guerra. (...) Agora, acreditamos que tudo está funcionando bem e essa parceria é muito importante. O objetivo da Universidade é ter um tratamento diferenciado para a comunidade de Blumenau neste local”, ressalta o professor Jamis Antonio Piazza, pró-reitor de Administração.

No primeiro dia de atendimento, o novo espaço contabilizou mais de 680 atendimentos, segundo dados da prefeitura de Blumenau. Ao todo, na segunda-feira (11), foram 216 consultas médicas e 465 procedimentos enquadrados como acolhimento, consulta com o enfermeiro, administração de medicamentos e dispensação de medicação na farmácia.

Assista abaixo a reportagem feita pela equipe de Jornalismo da FURB e conheça o novo espaço.