Doutorando é contemplado com bolsa da Capes e poderá dar andamento a suas pesquisas no exterior

Doutorando é contemplado com bolsa da Capes e poderá dar andamento a suas pesquisas no exterior

Foto: Internet

A publicação de homologados pelo edital nº 30/2023 da Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, traz uma boa notícia para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB: a aprovação de um doutorando da instituição blumenauense no Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) em 2024.

A homologação dos estudantes contemplados foi realizada no final de janeiro pela Capes e o início das atividades no exterior deve ocorrer entre abril e junho deste ano. O doutorado-sanduíche permite a continuidade de pesquisas no exterior, custeada com recursos brasileiros, contemplando prioritariamente a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

O doutorando selecionado do PPGDR/FURB é Diego Boehlke Vargas. O tema de seu trabalho é: “Autonomia e movimentos por autodeterminação social: um olhar desde a América Latina a partir do Movimento Zapatista (México) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)”.

O orientador do estudante é o professor Dr. Ivo Marcos Theiss (FURB), contando com a coorientação da professora mexicana Dra. Rosario Rogel-Salazar, da Facultad de Ciencias Políticas y Sociales vinculada à Universidad Autónoma del Estado de México.

Segundo a Capes, a bolsa para os contemplados pelo doutorado-sanduíche possui duração de seis a dez meses, incluindo benefícios como auxílio no pagamento da mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação, auxílio seguro-saúde e adicional localidade, quando for o caso.