Estudante da FURB é selecionada para bolsa de estudos em curso de inverno na Alemanha

Estudante da FURB é selecionada para bolsa de estudos em curso de inverno na Alemanha

Foto: Acervo pessoal

Júlia Kleis é estudante da 6ª fase do curso de Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e esse ano se candidatou para uma bolsa de estudos na Alemanha, a Hochschulwinterkurs - Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemã, programa do DAAD, empresa alemã que presta serviços de intercâmbio acadêmico.

O prazo para concorrer a bolsa neste ano foi até o mês de agosto, os interessados tinham que estar matriculados em uma instituição superior no Brasil, podendo ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado e ter um coeficiente de rendimento acadêmico de no mínimo 8,0 e, para as engenharias, no mínimo 7,5. Também foi preciso comprovar o conhecimento no idioma alemão no nível B1, que é o nível intermediário. É necessário também enviar o histórico escolar do Ensino Médio e da Universidade e traduzir para o alemão ou inglês. “Para o edital desse ano havia quatro universidades disponíveis para o Hochschulwinterkurs, então no momento da inscrição o candidato podia escolher a universidade de preferência”, explica Julia. Julia Kleis

Além disso, é preciso escrever uma carta de motivação em alemão, que na opinião de Júlia, é um dos requisitos mais importantes, porque é nesta carta que o candidato expressa toda sua vontade de participar do programa. Os candidatos não podem estar se formando no ano de realização do curso e devem pelo menos ter concluído quatro fases do curso de graduação. Os selecionados ganham um seguro saúde, uma bolsa para custear o valor do curso e o auxílio de passagem aérea.

No caso da Júlia ela se inscreveu para a Instituição "interDaF e.V. Leipzig an der U Leipzig" na cidade de Leipzig. As aulas iniciam em 03 de janeiro e vão até 14 de fevereiro de 2024, com aulas de alemão e, também, sobre a cultura do país.

“Eu estou muito contente por ter sido aprovada no programa, assim que eu soube do lançamento do edital eu comecei a me programar para conseguir entregar tudo em tempo hábil e com certeza será uma excelente oportunidade para aprimorar o meu alemão e vivenciar isso na prática é fundamental para a minha aprendizagem”, relata Júlia.