ITCP/FURB comemora conquista do Prêmio Nise da Silveira pela Enloucrescer

ITCP/FURB comemora conquista do Prêmio Nise da Silveira pela Enloucrescer

Foto: Divulgação/ ITCP

A solenidade de entrega do Prêmio “Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental” foi realizada na tarde desta terça-feira, 21 de novembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Diversas iniciativas de todo o Brasil foram lembradas na cerimônia, mas uma em especial possui a marca e o envolvimento da Universidade Regional de Blumenau. Trata-se da Enloucrescer, Associação de Familiares, Amigos e Usuários do Serviço de Saúde Mental do Município de Blumenau. A associação foi agraciada por uma indicação da deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC).“Me passa na lembrança um filme, de todos aqueles que devagar, mas sempre com um Norte, conseguiram fazer essa associação (...) que é referência no nosso Estado, pelo número de profissionais que ali atuam, de um jeito diferente, do jeito que Nise da Silveira ensinou a todos nós, sempre ouvindo cada um”, afirmou a parlamentar.

A associação existe desde janeiro de 1998, em Blumenau e conta com o apoio institucional da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB, a ITCP. A entidade é reconhecida por atuar na luta dos direitos dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e pela inclusão nos devidos espaços de promoção de saúde e cidadania.

O prêmio simboliza uma conquista coletiva dos associados da Enloucrescer, profissionais dos Centros de Acolhimento Psicossociais, da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau, profissionais autônomos, movimentos sociais e entidades que apoiam a iniciativa, assim como bolsistas e professores da ITCP.

Em nome da Universidade, a professora Claudia Sombrio Fronza, representando a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, resgatou a importância de iniciativas como esta e destacou o papel único que a Universidade desempenha para a continuidade das atividades da Enloucrescer e aproveitou a ocasião para reforçar uma causa que beneficiará ainda mais a região de Blumenau e todo o Vale do Itajaí.

“A Enloucrescer encontra na economia solidária ações que contribuem para a efetivação da rede de atenção psicossocial baseada em princípios democráticos, autogestionários, que buscam a promoção da dignidade humana. E é pela FURB que a gente ressalta essa conquista, pelo conjunto de projetos de extensão que a Universidade desenvolve e o atendimento prestado à comunidade. E hoje, a Enloucrescer, enquanto associação, tem sua sede com apoio institucional da Universidade, disponibilizando espaço físico, assessoria social, política, educacional e técnica, para realização das suas ações. Neste evento, reiteramos a solicitação da criação da terceira Universidade Federal Catarinense a partir da incorporação da FURB e do campus UFSC Blumenau”, relembrou Claudia.

A solenidade de entrega da premiação à Enloucrescer também contou com a presença de Carlos Lingnau, presidente da Associação, e Alessandra Maria de Sousa, representando os profissionais de saúde de Blumenau

Quem foi Nise da Silveira?

Médica alagoana, Nise Magalhães da Silveira foi uma psiquiatra brasileira que conquistou notável reconhecimento no trabalho voltado aos doentes mentais. A especialista manifestava-se de forma contrária a formas de tratamento que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época, como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.

Nise foi pioneira ao usar técnicas terapêuticas para humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. A interação de pacientes com animais era uma de suas técnicas utilizadas. Aos 94 anos de idade, a médica faleceu no dia 30 de outubro de 1999.