Cine Debate traz “Em Nome de Cruz e Sousa”, curta metragem sobre a presença negra na Ilha de Santa Catarina

Cine Debate traz “Em Nome de Cruz e Sousa”, curta metragem sobre a presença negra na Ilha de Santa Catarina

Foto: Divulgação

O curta metragem “Em Nome de Cruz e Sousa” será exibido no Cine Debate, a sessão acontece nesta terça-feira, dia 21, às 19h, no Espaço de Cinema e Vídeo da Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB.

O documentário produzido pelo cineasta José Rafael Mamigonian, situa o associativismo negro do período pós-abolição, relacionando com a história da presença negra e das transformações econômicas da Ilha de Santa Catarina.

O curta metragem é baseado em extensa pesquisa histórica e iconográfica em arquivos públicos. O roteiro inclui também o tema do patrimônio cultural, a partir das comemorações, homenagens e da construção de monumentos dedicados aos personagens históricos na Primeira República, desafiando os silêncios da história e da memória oficiais. 

Após a exibição, será realizado um debate sobre a obra com a professora do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da FURB, Halina Leal. 

A sessão é gratuita e aberta ao público.

O projeto de extensão “Cine Debate FURB: pensar o mundo a partir da arte cinematográfica”, tem como objetivo criar um espaço público e gratuito de lazer, cultura e reflexão para a comunidade acadêmica e externa.