Estudantes de Letras Alemão da FURB demonstram evolução no idioma para cônsules da Áustria e Alemanha

Estudantes de Letras Alemão da FURB demonstram evolução no idioma para cônsules da Áustria e Alemanha

Foto: Divulgação

Os estudantes do curso de Licenciatura em Letras Alemão receberam na noite de quinta-feira, 9 de novembro, a visita do cônsul da Áustria, Mauro Kisrten e da cônsul da Alemanha, Susanne Klemz Adam para demonstrar a evolução no idioma neste primeiro semestre de aulas.

Na oportunidade, houve declamação de poesia, apresentações e entrevistas com professores de alemão. O curso é financiado pelo Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), do governo de Santa Catarina e os estudantes receberão bolsa integral até a conclusão da graduação.

“Estamos muito felizes, houve uma mobilização muito grande para que pudéssemos criar esta turma, para que pudéssemos trazer mais esta oportunidade de estudo para quem tem interesse, para quem tem relação com a Língua Alemã. Trabalhamos irmanados com o consulado da Alemanha em diversas ações e assim desenvolvemos este projeto junto ao Governo do Estado. Hoje, ver que isso se tornou uma realidade, tem uma importância muito grande e ter sido convidado para participar deste dia é a certeza que esta jornada valeu a pena. Os alunos ainda têm o curso pela frente e um mundo de oportunidades através da Língua Alemã, dada sua importância no atual cenário da sociedade contemporânea, na cultura, nos negócios. Chegamos aqui com uma certa dose de missão cumprida, a primeira etapa deste grande projeto está concluída, estamos bem felizes”, destaca o cônsul honorário da Áustria, Mauro Kirsten.

Para Caroline Burghardt e André Martendal, as aulas são a oportunidade de aprofundar conhecimentos, enquanto para Helena Mathias, é tudo novidade. Isso porque a turma reúne tanto estudantes com fluência no idioma, quanto aqueles que têm nas aulas o primeiro contato com a língua. De acordo com a professora Greice Bauer, que organizou as apresentações aos cônsules, aprender um novo idioma é sempre um desafio e exige muita dedicação, “mas os estudantes têm evoluído bem”, comemora.

A diretora do Centro de Ciências de Educação, Artes e Letras da FURB, Carla Nolli, destaca o papel da Universidade em oferecer a graduação, que deve entrar na oferta regular de cursos da Universidade de Blumenau em 2024. “Blumenau e região têm demanda por professores de alemão, tanto para escolas bilíngues quanto para aquelas que já trazem o alemão curricular. Precisamos, sim, formar professores então devemos abrir novas turmas em breve”, diz Carla.