FURB e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente firmam parceria que amplia acervo de animais taxidermizados

FURB e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente firmam parceria que amplia acervo de animais taxidermizados

Foto: Fujama/Divulgação

A Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) assinaram um termo de cooperação para a taxidermização de animais silvestres. A assinatura do termo foi nesta terça, 17 de outubro, no gabinete do prefeito José Jair Franzner e a FURB foi representada pelo curador da Coleção Zoológica da FURB e coordenador da Exposição Científica Fritz Müller, professor Sergio Althoff.

 “A partir desta parceria com a FURB todos os animais encontrados mortos ou que morrerem após o resgate por estarem muito feridos serão taxidermizados pela Universidade e, depois, disponibilizado à Fundação, para que tenhamos um acervo melhorado. Acervo que será apresentado em uma exposição permanente em nossa unidade no Parque Ambiental Morro dos Stinghen e em nossos trabalhos de Educação Ambiental”, destacou o presidente da Fujama, Ivo Schmitt.

A parceria também prevê que seja feita a manutenção desses animais taxidermizados, bem como a substituição do acervo a cada seis meses. Atualmente, este acervo conta com 21 espécimes nativas da região, na maioria mamíferos, além de quatro caixas com insetos.

“Essa parceria nos dá condições de ampliar, com os animais resgatados, o material científico sobre a fauna de nosso Estado, podendo ser utilizado por pesquisadores locais e de fora. Nossos estudantes do curso de Ciências Biológicas e do mestrado em Biodiversidade também terão acesso a estes materiais”, destaca o professor Sergio. Ele comenta também sobre a proximidade com a Exposição Científica Fritz Müller, “que faz com que consigamos cada vez mais atingir, com conhecimento, o maior número de pessoas das diversas regiões do Estado, sobre o quão rica e maravilhosa é a Biodiversidade que temos ao redor de nossas casas. Um privilégio que a grande maioria das pessoas do mundo não têm”, pontua Sergio.

A assinatura da parceria com a FURB ocorreu durante a apresentação do relatório de monitoramento de fauna de Jaraguá do Sul, efetuado pelos biólogos da Fujama, como parte da programação alusiva aos 18 anos da Fundação. “É um ótimo relatório que mostra o quanto nós ainda temos de fauna nativa na nossa região”, observou Schmitt.

Também, para marcar a data e a nova parceria com a FURB, uma exposição de fotos e animais taxidermizados está montada no Jaraguá Park Shopping e segue aberta à visitação até o dia 31 de outubro, das 10 às 22 horas.