Reta final: prazo para cadastro no Universidade Gratuita segue aberto até 25 de outubro

Reta final: prazo para cadastro no Universidade Gratuita segue aberto até 25 de outubro

Foto: Universidade Gratuita

Os estudantes regularmente matriculados na FURB, interessados em participar da seleção ao programa Universidade Gratuita, têm até o dia 25 de outubro para realizar o seu cadastro. São duas etapas: na primeira é preciso cadastrar os dados socioeconômicos na plataforma da Secretaria de Estado da Educação (SED), com a postagem dos documentos solicitados; na segunda etapa, é necessário fornecer os dados, comprovações e documentação à Universidade.

Além de estar regularmente matriculado, os critérios para participar da seleção incluem uma renda familiar menor que quatro salários-mínimos para todos os cursos de graduação, exceto medicina, que eleva a renda per capita familiar para oito salários-mínimos.  

A seleção será de acordo com o Índice de Carência, que considera também a situação de desemprego do estudante ou seu responsável legal; os gastos familiares mensais com habitação e educação, bem como, os gastos com tratamentos de doenças crônicas.

Ser natural de Santa Catarina, ou residir no Estado há cinco anos, retroativos à data de ingresso na Universidade, também está entre os critérios de seleção. Terão preferência os estudantes que cursaram o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada, com bolsa integral ou parcial. Ser a primeira graduação cursada com recursos estaduais, exceto para cursos de licenciatura curta, também é critério.

O Universidade Gratuita é um programa de assistência financeira estudantil do ensino superior oferecido pelo Governo de Santa Catarina, foi instituído pela Lei Complementar nº 831/2023, e regulamentado pelo Decreto nº 219/2023 na forma de assistência financeira de que trata o art. 170 da Constituição do Estado, destinado ao fomento da educação superior, em nível de graduação, prestado pelas fundações e autarquias municipais universitárias e por entidades sem fins lucrativos de assistência social que cumprem os requisitos legais e regulamentares, denominadas instituições universitárias.

Ao todo, o governo de Santa Catarina prevê o investimento de R$ 1,2 bilhão até 2026, gerando até 70 mil vagas, sendo até 28 mil delas ainda em 2023.

Contrapartida

Os alunos contemplados pelo Programa Universidade Gratuita retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até 2 anos depois de se formar. As universidades participantes do programa dispõem de termos de cooperação com diversas instituições nas quais os estudantes poderão realizar estes trabalhos.

 

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) fica à disposição pelo WhatsApp 47 3321-0307 ; por telefone no 47 3321-0308 e pelo e-mail bolsased@furb.br . A CAE também atende presencialmente os estudantes na sala 101 do Bloco A, campus 1 da FURB, das 8h da manhã às 8h30 da noite.

Todas as informações e os acessos às plataformas de cadastro dos documentos estão em www.furb.br/universidadegratuita.

Acesse aqui as principais informações em vídeo.     

Uniedu

Os estudantes contemplados pelo Uniedu permanecem bolsistas até o final do contrato vigente (12/2023 para quem tem bolsas do Artigo 170 e Proesd); já as bolsas FUMDES Estudo seguem válidas até o final do curso, desde que atendidos os critérios previstos na legislação.

Os estudantes beneficiados pelo Uniedu poderão fazer a inscrição no Universidade Gratuita a partir do próximo semestre.