Pesquisa investiga o uso da bicicleta nos municípios do Vale, dados serão apresentados na MIPE

Pesquisa investiga o uso da bicicleta nos municípios do Vale, dados serão apresentados na MIPE

Foto: Divulgação

Os projetos de extensão “Focus” e “Ciclismo e Desenvolvimento Regional Sustentável”, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), desenvolveram a pesquisa Bike Jovem Universitário, que estuda o uso da bicicleta no contexto da mobilidade urbana nos municípios do Vale do Itajaí. O projeto foi aprovado no edital da FAPESC para financiamento de projetos de pesquisa em universidades da ACAFE.

O primeiro questionário sobre o tema recebeu 461 universitários respondentes, com 58,8% do gênero feminino, 39,7% masculino e 1,5% de outros gêneros. A coleta de dados da pesquisa foi feita em junho de 2023, e tem a margem de erro de 4,49 pontos percentuais.

“Na pesquisa com os estudantes alguns dados se destacam. A maioria dos entrevistados tem bicicleta, porém a frequência do uso é baixa, precisamos saber por que isso ocorre. Na maioria das vezes as pessoas pedalam por prazer ou por esporte, enquanto o uso da bicicleta como meio de transporte ocorre com menos frequência”, relata o professor Clóvis Reis, um dos realizadores do estudo.

O projeto está com três pesquisas em andamento, com análises de diferentes enfoques da relação da bicicleta com a mobilidade urbana na região. “A insegurança nas ruas e a falta de infraestrutura adequada são as principais causas de desmotivação para o uso da bicicleta. Já a motivação para o uso dela, vem dos benefícios físicos, mentais e ambientais”, detalha Clóvis.

Na próxima terça-feira, dia 3 de outubro, o grupo de pesquisa apresenta os resultados dos questionários, e debate com a comunidade acadêmica o uso da bicicleta no contexto da mobilidade urbana e do desenvolvimento regional.

A apresentação acontece na Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE), no auditório da Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB, às 14h.

(Texto Gabriel Menezes)