Recredenciamento institucional: comissão do Conselho Estadual de Educação cumpre agenda na FURB entre 11 e 14 de setembro

Recredenciamento institucional: comissão do Conselho Estadual de Educação cumpre agenda na FURB entre 11 e 14 de setembro

Foto: CCM/FURB

Entre os dias 11 e 14 de setembro, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) recebe a comissão externa nomeada pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC) para o recredenciamento institucional, que avaliará in loco suas condições de funcionamento como Universidade.

A FURB foi credenciada como universidade pelo MEC através da Portaria Ministerial nº 117, de 13 de fevereiro de 1986. O credenciamento fixa os limites de atuação e tem prazo de validade, por isso, deve ser renovado periodicamente. O último recredenciamento da FURB como Universidade ocorreu em 2017, e o conceito obtido foi 4,01 (escala de 1 a 5).

Alguns documentos que serão analisados pela comissão encontram-se em www.furb.br/recredenciamento , incluindo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os relatórios da autoavaliação institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026 representa o esforço da comunidade acadêmica no planejamento para os próximos cinco anos da FURB, consolidando metas e suas estratégias, cobrindo as exigências externas e avançando em áreas de atuação necessárias às universidades atuais, como inovação, internacionalização, empreendedorismo, sustentabilidade e responsabilidade perante a sociedade. O PDI 2022-2026 da FURB aponta para uma instituição preocupada com a qualidade, com as demandas atuais e que atenda aos anseios de sua comunidade interna e externa, vista por diversos olhares, nos seus diversos fazeres.

“A elaboração deste Plano acontece em um período que se torna cada vez mais evidente a necessidade de promover ações que avancem nas estratégias didáticas, em nosso relacionamento com a comunidade, sem perder nossa excelência acadêmica, mantendo os laços indissolúveis entre ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura”, escreve a reitora Marcia Sardá Espíndola no texto de apresentação do documento.

Além desses documentos, a comissão pode solicitar dados e informações à comunidade acadêmica para comprovação das atividades realizadas na FURB.  “O envolvimento de todos é fundamental nesse processo de avaliação. Vamos mostrar a qualidade do ensino, da extensão, da pesquisa, da cultura, dos serviços oferecidos, enfim, o valor, a excelência e a credibilidade da FURB como Universidade”, reforça Hausmann.