Estudantes de Direito representam o Brasil em simulação internacional da ONU sobre mudanças climáticas

Estudantes de Direito representam o Brasil em simulação internacional da ONU sobre mudanças climáticas

Foto: Clarice Lima/CCJ

Estudantes do curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB), sob orientação da professora de Direito Internacional, Wanda Muniz Falcão, foram selecionados para atuar na simulação internacional sobre mudanças climáticas organizada pela Université Sorbonne Abu Dhabi e pela Université Paris Cité, com apoio da Universidade Federal do Ceará. Eles irão discutir e produzir documentos representando os 25 Estados-membros da UNFCCC (sigla em inglês para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima).

As equipes são compostas por estudantes da sexta, oitava e décima fases do curso de Direito e farão uma simulação virtual da Conferência Internacional sobre Clima da ONU (SUAD Youth COP). A simulação será em língua inglesa, entre 28 e 30 de outubro. As melhores performances ganharão viagem para Dubai, onde ocorrerá o evento mundial, com chefes de Estado e de Governo, a COP 28.

Foram selecionados 75 estudantes de graduação de todo o mundo, sendo que ao todo 25 equipes participam da simulação, formadas por 20 universidades de 12 nacionalidades. O objetivo das negociações é entregar um acordo resolutivo que abranja diferentes temas relacionados à crise climática: oceanos, mecanismos de perdas e danos e transição energética.

O Brasil tem como representantes as duas equipes do curso de Direito da FURB, formadas pelas estudantes Ana Julia Oliveira de Antunes; Fernanda Triantafyllon de Magalhães; Fernanda Venske de Ornelas; Julia Mogk e Maria Luiza Dix Reis, do estudante Felipe Butzke Dallacorte e da professora Wanda Muniz Falcão. Junto com as equipes de Blumenau, participam da simulação estudantes da Colômbia, México, França, Finlândia, Nepal, Egito, China, Índia, Emirados Árabes Unidos, Vietnã e Coreia do Sul.

“O Centro de Ciências Jurídicas orgulhosamente cumprimenta seus estudantes pela conquista pioneira na SUAD Youth COP” afirma o diretor do CCJ, professor Feliciano Dias.