Bate papo ao vivo pelo Instagram @furboficial tira dúvidas sobre o Universidade Gratuita

Bate papo ao vivo pelo Instagram @furboficial tira dúvidas sobre o Universidade Gratuita

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 15 de agosto, a partir das 18 horas, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza uma transmissão ao vivo pelo Instagram @furboficial para tirar dúvidas dos estudantes e da comunidade sobre o programa Universidade Gratuita, sancionado pelo governador Jorginho Mello em 1º de agosto. Pelo cronograma, as inscrições/cadastros dos estudantes devem abrir em setembro e as bolsas serão retroativas ao início do segundo semestre letivo do ano.

A reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola e a coordenadora de Assuntos Estudantis da Universidade, Lucymara Valentini Borges participam da transmissão tirando dúvidas e informando sobre o programa.

Universidade Gratuita

Democratizar o acesso ao ensino superior, gerando mais desenvolvimento em todas as regiões do Estado é o objetivo do Universidade Gratuita, um dos programas de assistência financeira estudantil do ensino superior oferecidos pelo Governo de Santa Catarina.

O Universidade Gratuita oferece gratuidade de ensino para estudantes de cursos de graduação em fundações e autarquias municipais universitárias e entidades sem fins lucrativos de assistência social. 

O programa é inédito no Brasil e tem potencial para revolucionar a educação superior em Santa Catarina na medida que amplia o número de pessoas contempladas e contribui como solução às demandas do mercado de trabalho por profissionais qualificados.

Além disso, traz retorno à população por meio de serviços prestados a órgãos públicos pelos estudantes e pelas universidades, como contrapartida do programa.

Neste segundo semestre de 2023, na primeira fase de implantação do programa, serão beneficiados mais de 28 mil estudantes. Até 2026, serão mais de 70 mil estudantes beneficiados e um investimento de 1,2 bilhão de reais.

Como contrapartida, os estudantes selecionados deverão prestar serviços à população, 20h a cada mês de benefício recebido, durante a graduação ou até dois anos depois e precisam ter aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas. 

Para se cadastrar, os estudantes devem estar regularmente matriculados nas instituições universitárias participantes, além de atender alguns critérios. Entre eles, ser natural do Estado ou residir há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso na universidade e estar cursando a primeira graduação com recursos públicos estaduais.

As regras completas podem ser acessadas no FAQ do Universidade Gratuita.