“Tchello d’Barros Plural – 3 Decênios de Arte” - Exposição – Mesa-redonda - Documentário

“Tchello d’Barros Plural – 3 Decênios de Arte” - Exposição – Mesa-redonda - Documentário

Artista catarinense Tchello D’Barros inaugura na FURB exposição “Plural - 3 decênios de arte”

Mostra retrospectiva que abre quinta-feira, dia 3, recupera a trajetória de um artista internacional com carreira iniciada em Blumenau

            O artista catarinense Tchello D’Barros inaugura nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, a exposição “Plural 3 decênios de arte”, com uma retrospectiva de suas produções multimídias nos 30 anos de sua carreira, hoje internacional. Com presença do escritor, artista visual e cineasta, a inauguração será a partir das 19h no Salão Angelim da Biblioteca da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Serão três dias de atividades: além da mostra retrospectiva, na quarta, dia 2, acontece o lançamento de um documentário sobre sua vida e obra, dirigido pelo produtor Nassau de Souza, e na sexta, dia 4, uma mesa-redonda com debate sobre sua trajetória e ativismo cultural encerra a programação. O cronograma contempla as ações dos 50 anos do curso de Artes da FURB e os 30 anos do programa de extensão Arte na Escola.

            Vivendo atualmente no Rio de Janeiro (RJ), onde cursa mestrado em Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tchello residiu por 15 anos em Blumenau, onde atuou como presidente da Sociedade Escritores de Blumenau (SEB) e artista visual, transitando por múltiplos espaços e imprimindo sua identidade no cenário artístico. Foi idealizador do Fórum Brasileiro de Literatura, entre outros eventos importantes no calendário cultural do estado. Atualmente escritor com 10 livros publicados, o egresso do Curso de Letras da FURB escolheu a cidade para comemorar a trajetória iniciada em 1993, quando estreou sua primeira exposição individual de pinturas no hall da FURB, instituição onde também teve aulas de artes plásticas no Atelier Livre de Artes. Autor multilinguagens, possui textos publicados em mais de 100 antologias e livros didáticos, suas obras visuais já integraram mais de 200 exposições em todos os continentes. Participou de mais de 50 obras audiovisuais, de curtas a videoartes.

           “A comemoração desse momento significativo em minha vida só poderia ser onde iniciei a jornada, em nossa idílica e transcendente Blumenau. Embora hoje meu trabalho circule pelo mundo, foi nesse chão que dei meus primeiros passos nas lides artísticas”, comenta o artista. Ele se refere aos trabalhos iniciais junto ao Núcleo de Teatro Experimental (NUTE), à Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e à SEB, além da Câmara Junior, que atestam esse início. E continua: “Aqui aprendi que mais que talento é necessário ter garra, dedicação e um amor desmedido para fazer tudo acontecer. Aqui, pessoas que acreditaram em meu potencial como jovem artista abriram as primeiras portas de minha trajetória e minha gratidão é infinita. Aquelas minhas raízes hoje são asas que me levam para muitos lugares, mas sempre em conexões afetivas com a cidade” destaca o artista, com projetos em seis países.     

 

PROGRAMA

02/08, quarta-feira, 19h | Lançamento do documentário “Tchello Plural” , dirigido por Nassau de Souza (Cinsete Produtora, 2023) | no auditório da Biblioteca da FURB

03/08, quinta-feira, 19h | Abertura da exposição “Tchello d’Barros Plural – 3 Decênios de Arte” | Salão Angelim da Biblioteca (até 19/08)

04/08, sexta-feira, 19h | Mesa-redonda “Tchello d’Barros – Três décadas de ativismo cultural”, Mediação da Profª Drª Carla Carvalho (FURB), com a presença de Profª Drª  Adair de Aguiar Neitzel (Univali), Ms. Silvia Teske e Profº. Dr. José Endoença Martins, com participação de Tchello de Barros | Auditório do Bloco J.

 

SERVIÇO

TCHELLO D’BARROS PLURAL

Exposição – Mesa-redonda - Documentário

Visitação: 02 a 19 de agosto de 2023

Horários: seg a sex, das 08h às 21h30 e sáb, das 09h às 13h

Biblioteca Martinho Cardoso da Veiga - Campus 1 

Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Rua Antônio da Veiga, 140. Blumenau – SC

Entrada Franca – Aberto a toda comunidade

Início
Fim